Primeira narradora da TV no Brasil volta a narrar jogos de futebol após 19 anos

Ela começou na função com apenas 21 anos e acumulou cerca de 40 jogos em seu currículo

luciana mariano
Foto: Reprodução/Instagram

Em 1977, o Brasil teria sua primeira narradora de futebol mulher, Luciana Mariano. Na época, a jornalista tinha 21 anos e teve sua estreia pela Bandeirante, no torneio de Primavera. Desde lá sua voz participou de 40 jogos.

Após 19 anos afastada da função, a paulista de Jundiaí voltará para narrar as oitavas de final da Europe League, transmitida por um canal fechado da televisão. Mas para chegar até aqui, Luciana Mariano precisou trabalhar muito e desenvolver-se por conta própria. Já que quando iniciou a carreira não tinha ninguém para imitar. Sem ter nenhuma outra referência feminina na área ela precisou criar seu estilo.

Tudo começou quando a garota por acaso entrou como capitã de um dos times, em uma partida de sua cidade. Ao terminar o jogo ela foi abordada por uma rádio, por conta de sua voz imponente. A partir daí, começou sua história no jornalismo esportivo. Luciana Mariano se arriscou como repórter de campo e passou a fazer um quadro de entrevistas de torcedores na Rádio Difusora.

Seu talento foi logo notado por Regiane Ritter, uma das mulheres radialistas precursoras no esporte, que a convidou para trabalhar na Rádio Gazeta. Depois, ao conseguir seu DRT (registro profissional) passou a dividir seus dias com Luciano Do Valle. Em entrevista ao espnW, Luciana falou a respeito de quando conheceu o narrado:

“Quando nos conhecemos, o Luciano (do Valle) falou: ‘você vai ser a primeira mulher a narrar futebol na TV neste país’”. disse.

E foi nesse momento que apareceu a oportunidade de se tornar uma narradora de TV, um concurso da Band para a função. Luciana Mariano nunca havia pensado em se envolver em algo do tipo, porém precisava do dinheiro da competição para quitar o carro. O que ela não imaginava era que seu talento faria tanto sucesso, que faria o concurso se encerrar antes da hora.

Luciana Mariano teve Rivelino ao seu lado de comentarista. O companheiro de narração explicou-lhe a diferença de ser uma mulher na área, dizendo que os homens se concentravam nelas para ver quando errariam.

Veja abaixo exercícios físicos para mulheres de todas as idades:

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você