Foto: Shutterstock Images
As lutas são uma ótima pedida para quem quer se exercitar, definir o corpo e ainda aprender uma forma de combate. Mas não se assuste, pois as artes marciais não são perigosas e não machucam. E o melhor, podem ser praticadas por pessoas de qualquer idade. Luciano Imoto, instrutor de autodefesa, técnico de Tai Chi Chuan e MMA FIT, e Emídio Peres, personal trainer, explicam um pouco mais sobre cada modalidade. Confira, encontre a sua e vá a luta!
Muay Thai
O Muay Thai é uma das modalidades de luta mais completas por trabalhar o corpo como uma unidade, definindo braços, pernas e abdome. O professor Emídio Peres explicou que “por ser uma atividade de impacto e de alta intensidade, os efeitos pós-exercí- cio são maiores e a ‘sensação de alívio’ provocado pela liberação de endorfinas é muito grande”. Ótimo para extravasar aquele estresse pós-trabalho!
No Muay Thai, as aulas são compostas por diferentes exercícios de técnicas de luta e ganho de condicionamento físico. Por isso, elas podem ser organizadas em circuitos ou treinos em dupla, usando equipamentos como corda naval. Assim, as aulas são sempre intensas e contribuem muito para a perda de peso e definição muscular.
MMA FIT
Essa é uma nova modalidade do MMA: o MMA FIT. Trata-se de um treinamento que envolve movimentos de várias artes marciais, como os golpes do Muay Thai e do Boxe, somados a exercícios funcionais. Além disso, aplicam-se técnicas e princípios de Yoga e Tai Chi Chuan, que ajudam no controle mental necessário para se fortalecer por inteiro. Um esporte supercompleto!
As vantagens do MMA são o aumento da força muscular, resistência cardiopulmonar, equilíbrio, agilidade e coordenação motora… tudo em curto prazo! O técnico Luciano Imoto explica que “uma das primeiras lições nas artes marciais é que todos os movimentos se originam do centro de gravidade do corpo, que compreende parte das coxas, toda a pélvis, glúteos, barriga e lombar”. Assim, a parede abdominal se fortalece com os exercícios que exigem rotação, arqueamento, tônus e alinhamento da bacia e da coluna vertebral.
VEJA TAMBÉM
Saiba como praticar o MMA fora do octógono
10 modalidades para melhorar a sua corrida