Já mostramos aqui que combinar a corrida com outras atividades físicas é uma boa. Em um mundo ideal, deve-se dar os estímulos em momentos variados, no entanto, muitos não tem tempo e precisam aproveitar o momento na academia para malhar junto da corrida.
E isso é possível fazer, mas é melhor malhar antes ou depois?
“Do ponto de vista do treinamento desportivo, há um ensinamento que preconiza que devemos priorizar a atividade mais importante. Em outras palavras, se o objetivo for aumento de força e massa muscular, devemos correr depois. Mas, se a meta for melhorar a performance na corrida, então o mais indicado é deixar para malhar depois da esteira. Tudo isso de acordo com os manuais de treinamento desportivo”, afirma o personal trainer Renato Dutra.
Segundo ele, as pesquisas indicam que, independentemente do objetivo do praticante, devemos necessariamente correr antes de malhar. Pois o corpo estimula duas enzimas bem diferentes quando se treina corrida ou musculação.
Para treinos de bike, corrida, natação, entre outros, sintetizamos a AMPKinase (AMPK), que regula todas as adaptações geradas por meio dos estímulos aeróbios. E a ela inibe a enzima que é sintetizada pelo nosso organismo quando malhamos, a MTORC1. Ela tem papel muito importante para o aumento de força e massa muscular.
Por esse motivo, deveríamos fazer treino aeróbio e de força em momentos diferentes do dia. Mas, se você não tiver tempo para isso, então faça o aeróbio antes. Apesar de a APMK inibir a MTORC1, ela cessa sua atividade logo após o término da sua corrida. Já a MTORC1 permanece e precisa ficar mais elevada e estimulada por várias horas após malhar. Então, fazer aquela aula de spinning após ter feito aquele baita treino sofrido nos aparelhos da academia terá um efeito bem menos pronunciado. O contrário já não acontece.