Connect with us

O que você está procurando?

Treinos

Natural pode treinar todo dia? Descubra o melhor para seu objetivo

Aprenda a identificar aquilo que funciona melhor para o seu organismo e suas metas

Natural pode treinar todo dia?
Natural pode treinar todo dia? - Foto: Shutterstock

Apesar de ser desincentivado por grande parte dos especialistas, o uso de esteroides anabolizantes tornou-se comum. Principalmente entre aqueles que frequentam uma academia de musculação. No entanto, uma gigantesca parcela dos praticantes de atividade física não usam esse tipo de substância. São, portanto, naturais. Mas, obviamente, existem diferenças no treino ideal para cada um. Afinal, pessoas que usam hormônios se recuperam muito mais rápido. Dessa forma, surge a dúvida: natural pode treinar todo dia?

Um reino bem elaborado permite treinar todo dia

“Não faz mal. Desde que o treino tenha adaptação, continuidade, personalização e uma estrutura, que ajuste as adequações necessárias para a demanda de treino diário. Principalmente que ele tenha a dose certa”, afirma em entrevista exclusiva para o Sport Life o médico do esporte Dr. João Branco.

Paralelamente, o doutor João pontua que fica difícil estabelecer qual é o ritmo de treinamento diário. E, dessa forma, o que se aconselha é o monitoramento de um profissional com seu aluno.

“Uma das tentativas de ajuste da carga de treinamento e descanso é acompanhamento laboratorial constante. E o treino adequado tem que ter uma sobrecarga que leve a melhora da performance”, responde o médico.

Outra sugestão é treinar um dia e folgar no seguinte, ou seja, fica sob responsabilidade do personal trainer orientar a sessão de cada exercício e separações de grupos musculares.

“Dependendo do treino e desse volume, pode ser feito um treino dia assim e outro de descanso. Dependendo do que a pessoa queira e a quantidade de volume em um dia, o outro dia descanso faz com que você tenha uma recuperação ajustada”, explica Branco.

Sintomas de overtraining (excesso de atividade)

Overtraining é o conceito utilizado tanto pela medicina do esporte quanto no esporte de alto rendimento e significa perda de performance devido ao excesso de treino. Aí que mais uma vez entra a importância da avaliação inicial com educador físico para que um esporte não lhe proporcione nenhum dano para sua saúde.

“Os principais prejuízos do excesso do treino é baixo rendimento, alteração de performance com lesão, algumas alterações hormonais, levando até baixa da imunidade, muito comum o aumento excessivo do cortisol, que faz que a pessoa tenha baixa de imunidade e com excesso do treino, que chamamos de overtraining, pode ocasionar infecções virais, infecções de garganta e inflamação crônica recorrente”, encerra o médico do esporte Dr. João Branco.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Emagrecimento

É mais um alimento rico em fibra, que ajuda no emagrecimento

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Fitness

Os segredos para conquistar um físico forte e definido estão diretamente relacionados com o estilo de vida adotado

Saúde

O apoio coletivo ajuda a quem quer abandonar esse vício

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

É mais um alimento rico em fibra, que ajuda no emagrecimento

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto