A Maratona de Berlim terá sua 44ª edição neste domingo, 29 de setembro, na cidade que dá nome à prova. A competição é muito conhecida por conta dos recordes mundiais que foram quebrados por seus participantes em anos anteriores. Tal motivo pode ser explicado pelo fato de o trajeto ser plano e rápido, o que possibilita que essas marcas sejam batidas. A prova faz parte da Major Marathon, que é composta por outras maratonas, como a de Boston, Nova York, Chicago, Londres e Tóquio. Dentre essas, a de Berlim é a mais rápida e com maior número de recordes mundiais. Para que saiba, dez foi o número de marcas feitas na história da Maratona de Berlim até agora.
Neste ano, espera-se mais superação e menores tempos, já que o projeto da Nike, Breaking2, está sendo realizado desde maio. Para quem não sabe, a empresa reuniu três dos melhores fundistas do mundo para treiná-los. Eliud Kipchoge, Lelisa Desisa e Zersenay Tadese foram os escolhidos do projeto e têm o objetivo de completar os 42 km em menos de duas 2h. Kipchoge durante os treinos foi o que chegou mais perto da marca, com 2h00min25s, sendo ele uma das promessas de 2017. O queniano Dennis Kimetto ainda é o mais rápido desde 2014, com o tempo de 2h02min57s. Outros também já se destacaram nessa prova, inclusive o brasileiro Ronaldo Costa, em 1998.
Saiba mais sobre a Maratona de Berlim
Animou para participar da próxima edição? Compartilha com a gente nos comentários o seu palpite para este ano. Será que teremos novos recordes vindo por aí?