Arte marcial, esporte, música e cultura popular, a capoeira é parte da formação de uma nacionalidade brasileira. Derivada de práticas de povos do sul da atual Angola, ela teria sido criada em Quilombo dos Palmares, no final do século XVI. Hoje em dia, a capoeira é um artigo de exportação da cultura tupiniquim para o resto do mundo. Além disso, proporciona uma excelente forma física e bem-estar aos seus praticantes, já que as acrobacias estimulam a força e a flexibilidade, reduzem o estresse e a ansiedade e ainda ajudam a emagrecer.
Conheça alguns movimentos primários desse patrimônio cultural imaterial do Brasil:
-
-
GINGA – É o passo básico, pois é dele que partem os outros movimentos da capoeira. Trata-se de um gingado contínuo do corpo de um lado para o outro, preparado para atacar ou defender. Consiste em levar uma perna e o braço do mesmo lado alternadamente para frente e para trás. Começa com uma passada de perna para trás, levando o braço do mesmo lado para a frente do rosto, protegendo-se. Logo as pernas são igualadas e a outra vai para trás, levando o braço do mesmo lado para a frente do rosto e assim sucessivamente. A cabeça também balança para um lado e para o outro, acompanhando a perna e o braço.
-
-
BÊNÇÃO – Chute que empurra o adversário. Não se golpeia, apenas o empurra com a sola do pé.
-
-
DESVIO DE FRENTE – Movimento de defesa para evitar um golpe do rival. Há esquivas de vários tipos; as de emergência são intuitivas e permitem raciocinar mais rápido que a ginga.
-
-
CADEIRA – É uma posição de estudo do adversário e o início de um movimento de ataque ou defesa. A posição tem esse nome, pois é como se você estivesse sentado em uma cadeira, com as pernas abertas e flexionadas e as mãos para a frente do corpo.
-
-
NEGATIVA – É uma posição para se esquivar ou atacar e a origem de muitos outros movimentos. É praticamente uma forma de se esquivar dos chutes, mas é realizada como um movimento estético de transição. Flexione-se sobre uma perna e dobre a outra para trás. É importante que mantenha o glúteo sobre o calcanhar. Apoie no chão a mesma mão da perna que está flexionada para se equilibrar e, com o braço oposto, proteja o rosto.
-
-
DESCIDA BÁSICA – Usada para evitar um golpe e iniciar movimentos de chão. Da posição de ginga, flexione o joelho e apoie uma mão no solo.
Seu trabalho de desgasta muito? Baixe nosso e-book e aprenda como se livrar deste mal.