Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Treinos

Não faz esportes? 7 motivos médicos para começar agora

Nada impede de que haja atualização sobre os benefícios de uma vida física ativa

Esportes
Esportes - Shutterstock

Não precisa ser profissional para ser amante do esporte. Ou seja, essa prática no dia a dia é fundamental para que haja o ritmo de vida ideal. Está sedentário e ainda não sabe como iniciar? Veja logo na sequência sete motivos para começar a praticar esportes.

Os sete motivos para ter o esporte na rotina

Prevenção ao envelhecimento da pele

“A atividade física consome energia e com isso consegue neutralizar esses radicais melhorando o que chamamos de estresse oxidativo, que leva ao retardamento do envelhecimento”, relatou a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance.

Ajuda na circulação

É no momento do exercício físico que a nossa circulação fica exigida. “O sistema arterial (sangue que “alimenta” os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos”, contou a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.

Luta contra doenças hepáticas

A nutróloga Dra. Marcella Garcez citou um estudo alemão, que apontou que o exercício físico pode prevenir o desenvolvimento de fígado gorduroso e doenças hepáticas.

“O estudo demonstrou que o estímulo das mitocôndrias isoladas do fígado, que ocorre por meio dos exercícios físicos, é especialmente benéfico para reduzir o armazenamento de gordura no órgão. O que diminui os riscos de doenças hepáticas”, disse.

Fertilidade

“Um dos grandes benefícios do exercício físico com relação à fertilidade está no melhor controle do peso. Além de favorecer o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão, que podem causar problemas durante a gestação, a obesidade também possui influência direta sobre a fertilidade”, admitiu o Dr. Rodrigo Rosa.

Prevenção aos problemas articulares

“Os exercícios trazem diretamente três benefícios básicos. Afinal, eles ajudam a manutenção do peso corporal; fortalecem a musculatura exercendo assim um efeito de proteção das articulações através da melhora do desempenho biomecânico e sustentação do esqueleto; e ativam a circulação do líquido sinovial que nutre a cartilagem através do processo de embebição”, falou o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo.

Funcionamento ok dos rins

O exercício físico diário é aliado na prevenção de condições, que afetam os rins. “Os exercícios exercem um efeito positivo sobre uma série de fatores de risco associados ao surgimento de doença renal crônica, como inflamação crônica, doenças cardiovasculares e diabetes/hipertensão”, argumentou a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada.

Tratamento para ansiedade e até crônica

Os exercícios moderados e extenuantes aliviam os sintomas de ansiedade. Mesmo quando é crônico, mostra um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, da Suécia.

“Os resultados mostram que os sintomas de ansiedade em 286 pacientes foram significativamente aliviados. Mesmo quando a ansiedade era uma condição crônica, em comparação com um grupo de controle que recebeu aconselhamento sobre atividade física de acordo com as recomendações de saúde pública”, finalizou Garcez.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai