Connect with us

O que você está procurando?

Treinos

Pode fazer HIIT todos os dias? Entenda os efeitos da prática

Esse método desperta curiosidade de quem quer emagrecer

Pode fazer HIIT todos os dias?
Pode fazer HIIT todos os dias? - Foto: Shutterstock

HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) é uma proposta que tornou-se “queridinha” entre os amantes do treino de academia. Afinal, ela oferece uma forma eficaz de cumprimento do exercício aeróbico. E promete resultados incríveis quando falamos em emagrecimento. No entanto, será que uma pessoa pode fazer HIIT todos os dias? A personal trainer Cau Saad explicou o que pode acontecer com o organismo de quem adere à essa prática constante.

Saiba tudo sobre HIIT

Afinal, pode fazer HIIT todos os dias?

Não. “Devido a demanda de esforço provida pela alta intensidade, não se recomenda a realização do HIIT todos os dias. Pois é um estresse demasiado ao corpo. Proporciona melhora do condicionamento cardiovascular, aumenta a queima de gordura, melhora a resistência e eficiência metabólica. Mas devemos lembrar que não ocorrem apenas alterações fisiológicas no nosso corpo”, alegou Cau.

A personal também compartilhou que há alterações em nosso sistema musculotendíneo esquelético. E que os músculos e articulações também “pagam” por essa demanda, o que permite o aumento do risco de lesões, fadiga excessiva e overtraining.

“Para que o HIIT funcione, é necessário um ritmo dentro de sua periodização, que não segue uma ‘receita de bolo’. E que varia de pessoa para pessoa seguindo sua individualidade biológica e nível de treinamento”, completou Saad.

Existe um tempo ideal para o HIIT?

“O tempo ideal dentro de uma sessão de HIIT pode variar, mas geralmente é recomendado um período total de exercícios que varia de 20 a 30 minutos. Incluídos os momentos de alta intensidade e descanso”, respondeu.

Acréscimo sobre o HIIT

Outra orientação é que haja uma mescla do treino de HIIT com outros estilos de treino à nossa disposição. Exemplos: treinamento de força, flexibilidade, equilíbrio e mobilidades.

“Quando conciliado com outro estímulo é ideal saber manipular quando utilizar cada um. A ordem do treinamento HIIT e musculação dependem das metas individuais, mas é geralmente recomendado priorizar o treinamento de força antes do HIIT para evitar a exaustão muscular, que poderia comprometer o desempenho e a segurança durante o treino de força”, orientou.

Pesquisa

O estudo disponível no British Journal of Sports Medicine comparou os efeitos de um treino contínuo de intensidade moderada e um HIIT por quatro semanas e definiu que o treino intervalado proporcionou redução de 29% a mais na massa gorda absoluta.

“Esse tipo de atividade é realmente interessante para entrar na rotina de quem precisa emagrecer desde que com liberação médica e orientação de um profissional capacitado e habilitado. O HIIT pode exigir muito do coração, dos músculos e das articulações”, concluiu Cau Saad.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Seja para emagrecer, manter o físico ou fortalecer a saúde. Nutricionista revela quais ingredientes são os mais indicados nessa época do ano

Saúde

Pesquisadores indicam que correr e realizar atividades de força podem tratar problemas de saúde mental

Nutrição

Fontes ricas em triptofano podem impulsionar a produção de hormônios do prazer

Corrida

Treinador revela maneiras simples de intensificar o treino sem precisar ir para a rua

Nutrição

Nutricionista aponta as principais funcionalidades do tubérculo

Saúde

Estimativa é de que exercício moderado e diário conseguiria evitar mais de 110 mil mortes por ano nos EUA

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

É o momento que serve para criar ou redefinir metas

Nutrição

Stevia é um adoçante natural que conquista a cada dia o paladar dos brasileiros

Emagrecimento

São dicas que também ajudam a ficar em forma na época do verão

Fitness

Lembre-se que nunca é tarde para ir atrás desse objetivo