É iniciante na musculação e ainda não sabe algumas dicas para o treino correto? Calma! Você não é o primeiro e muito menos o último com essa dúvida, ou seja, o universo da educação física se renova constantemente e é comum algum principiante conviver com incerteza. Então, quantos exercícios devo fazer para cada músculo?
Resposta
“Não existe uma ‘receita pronta’ sobre a quantidade ideal de exercícios, séries e repetições para cada músculo. Tudo dependerá do seu objetivo e necessidade. Sem abusos de cargas, sem excessos de exercícios ou passar horas e horas dentro da academia. Faça seu treino consciente e eficiente”, afirma o personal trainer Fernando Dragão.
A preparação é ideal, ou seja, o acompanhamento de um profissional sério lhe trará o treino correto. “Um bom treinador vai identificar a necessidade e o nível de treinamento. Em cima disso, elaborar um treino eficiente, sem abusos e sem exageros”, acrescenta Fernando.
Você não treina com personal e não sabe exatamente o que fazer?
Existe resposta para esse tipo de situação. Vários especialistas indicam em trabalhos acadêmicos como forma eficiente para treinar músculos grandes de 15 a 18 séries e os músculos pequenos de nove a 12 séries.
“Você não precisa seguir essa regra: três séries por exercício. Então para bater 18 séries eu tenho que fazer seis exercícios. Não precisa seguir à risca. Você pode selecionar três ou quatro exercícios que atendam a sua necessidade e objetivos e fazer quatro a seis séries em cada”, pontua.
Quantidade de repetições que preciso fazer?
“Não existe uma regra absoluta. Faça entre 10 a 15 repetições dependendo da técnica e objetivo do treino. Abaixo de 10 repetições a carga está alta, acima de 15 a carga está baixa. Lembre-se, tudo depende do seu objetivo”, termina.