Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Condicionamento Físico

Que tal fortalecer o corpo e ganhar mobilidade? Renda-se ao pilates!

O pilates é a técnica que consegue fortalecer a musculatura, melhorar a performance de quem pratica atividades físicas e prevenir lesões

Que tal fortalecer o corpo e ganhar mobilidade? Renda-se ao pilates!
Que tal fortalecer o corpo e ganhar mobilidade? Renda-se ao pilates!

Com diferentes objetivos, muita gente vem unindo duas ou mais modalidades de exercícios físicos na rotina: pode ser para melhorar a performance, acelerar a mudança na silhueta ou simplesmente para ter mais de uma opção durante a semana e não enjoar da atividade. Desde que sejam respeitados os limites de cada um e que haja orientação de profissionais capacitados, unir diferentes exercícios físicos só traz vantagens para o praticante. Com isso, o pilates vêm ganhando cada vez mais adeptos.

Quem gosta de corrida, por exemplo, precisa fortalecer os músculos a fim de prevenir lesões ou ganhar resistência. Nesse sentido, os exercícios de força e os de flexibilidade podem ser incluídos na planilha de corrida, com a frequência e intensidade adequadas para cada pessoa.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos em Desempenho Aeróbio (GEDAE) e pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo mostrou que exercícios de força máxima melhoram o rendimento dos corredores. Foram analisados 18 praticantes de corrida divididos em dois grupos: um treinou força máxima e o outro serviu de grupo de controle. Segundo a responsável pela pesquisa Mayara Damasceno, oito semanas de treinamento de força máxima melhoraram o desempenho em corredores em uma prova de 10km, que mantiveram velocidades mais elevadas em toda a segunda metade da prova e diminuíram em média 1 minuto no tempo de prova. O treinamento de força incluía exercícios simples como agachamento, flexão plantar e leg press.

O pilates é multifuncional

Se exercícios como musculação e alongamento são capazes de beneficiar pessoas que correm, imagine então uma modalidade que una todas essas características. É o que faz o pilates, que promove fortalecimentos dos músculos e melhora do equilíbrio e da flexibilidade, efeitos bastante úteis na prevenção de lesões durante a corrida. “O pilates é excelente para trabalhar a estabilidade lombo-pélvica, o que auxilia na prevenção de dores na região lombar, muito comum em pessoas que correm. Também fortalece a musculatura local mais profunda, responsável por essa estabilidade; além de melhorar a postura e o centro de gravidade do corpo, o que auxilia na impulsão vertical”, explica a profissional de educação física Audrea Lara, criadora do www.balletpilates.com.br.

Assim como a musculação, o pilates trabalha a musculatura das pernas, bastante exigidas durante a corrida de longa duração. “Por isso, é importante fortalecê-las, principalmente trabalhando com o alinhamento, para evitar lesões nos ligamentos e tendões por movimentos repetitivos”, destaca Audrea Lara.

Contudo, o fortalecimento do core é tão importante quanto o das pernas. O “core” é o centro de força, formado pelo grupo de músculos do abdômen, lombar, quadris e glúteos, de onde deve surgir a energia necessária para a realização dos exercícios e, dali, fluir para as extremidades. Quando se trabalha adequadamente o core, o praticante de pilates consegue ter a postura corrigida, sentir menos dores e realizar diferentes exercícios com mais fluidez.

Além disso, exercícios de alongamento coordenados com a respiração compõem o pilates. Trabalhar a flexibilidade também é fundamental para prevenir lesões nas articulações durante a corrida. “O pilates ainda gera uma compensação do trabalho repetitivo dos movimentos da corrida. O fato de equilibrar as forças e estabilizar os segmentos corporais também gera um realinhamento segmentar, o que mantém o centro de gravidade na posição correta, distribuindo assim os apoios. Isso faz economizar energia e a corrida ficar mais eficiente, importante em provas de longa duração”, acrescenta a educadora física.

União que deu certo

Quem conhece os benefícios de combinar a corrida com o pilates é a fisioterapeuta Carolina Campanari Rorato. Além de instrutora de pilates, Carol é praticante desde 2010 e corredora desde 2014. “Notei os benefícios logo no início, quando eu ainda não corria. Melhorou a postura, a resistência no dia a dia, a flexibilidade. Falando especificamente do pilates para a corrida, ele promove um desgaste menor do corpo e um rendimento maior na corrida. Melhora a mobilidade, a flexibilidade e a consciência na hora do movimento”, relata.

A fisioterapeuta sugere alguns exercícios que podem ser realizados pelos corredores a fim de melhorar a performance, mas explica que o objetivo do pilates é trabalhar o corpo inteiro, bem como a respiração e a coordenação. “O repertório do pilates é extenso e é injusto eu citar apenas alguns exercícios que seriam benéficos para a corrida – é uma progressão dos movimentos educativos, uma correção. Tendo como base que o pilates trabalha a mobilidade, o fortalecimento de core e a resistência da musculatura profunda, só temos a ganhar com a prática, tanto na corrida quanto em outros esportes”, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Esse conjunto de falhas atrapalha o treino de excelência

Treinos

Cada ajuste é necessário para potencializar os resultados

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

Trata-se de mais um tópico desmistificado pelo Sport Life para facilitar essa prática

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Saúde

Mais um motivo para esse método de condicionamento físico fazer parte da sua semana

Saúde

São orientações para que nenhuma pessoa “embarque” em mitos