Revitalização da vila olímpica de Mato Alto (RJ) anima novos talentos

Com a revitalização, Mato Alto ganhou uma pista de atletismo certificada, tornando-se o segundo espaço público com essas características na cidade

Revitalização da vila olímpica crianças correndo
Foto: Divulgação

Uma parceria firmada entre a Nike e a Prefeitura do Rio De Janeiro reinaugurou a pista de atletismo no projeto de revitalização da Vila Olímpica Manoel José Gomes Tubino, em Mato Alto.  O evento reuniu 150 crianças para uma série de atividades e contou com a presença de atletas como o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Panamericanos e medalha de bronze nos Jogos de Atenas, e a velocista Veronica Hipólito, com duas medalhas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Há apenas seis pistas na cidade com esse tipo de certificação da IAAF, das quais apenas duas, incluindo a de Mato Alto, são abertas ao público. E, para inspirar ainda mais as crianças a praticarem esportes, a vila olímpica agora conta com uma escultura e painéis com grafites coloridos criados pelo artista Bruno Big.

Outras reinaugurações

Em 2016, foram reinauguradas as vilas do Encantado, Mané Garrincha, no Caju, e Clara Nunes, em Acari. Como parte dessa parceria, todas as 22 Vilas Olímpicas da cidade recebem equipamentos e uniformes esportivos para os cerca de 600 professores de Educação Física, que recebem treinamento periódico com objetivo de melhorar a experiência das comunidades, em especial das crianças, com o esporte e a atividade física.

Para a subsecretária de Esportes e Lazer da cidade do Rio, o desenvolvimento e o fomento ao esporte através de parcerias é o segredo para um trabalho bem-sucedido. “Assim a gente absorve os ensinamentos olímpicos de ultrapassar desafios e querer o melhor para todos, independentemente de raça, idade e gênero”, declarou.

 

Projeto das Vilas Olímpicas

O Projeto das Vilas Olímpicas da Prefeitura do Rio de Janeiro surgiu nos anos 1980, com a abertura da Vila Olímpica da Mangueira e do Centro Esportivo Miécimo da Silva. As Vilas fazem parte da rotina de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos, que têm a oportunidade de participar de mais de 100 modalidades esportivas e de lazer. Atualmente, essas instalações públicas atendem a quase 45 mil alunos. Todas as Vilas oferecem atividades para portadores de necessidades especiais.

LEIA TAMBÉM

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você