Por Sidney Togumi
O primeiro período de treinamento da temporada, chamado de preparação geral, tem como principal objetivo condicionar todo o corpo, que será adaptado para as sessões de treinamentos mais intensos. E, dependendo do caso, mais longos, os quais serão prescritos para o período de preparação específica. Nessa primeira fase, a prática de outras modalidades desportivas como forma de treinamento complementar ajuda a otimizar os resultados. Consequentemente, a também obter uma ótima performance, tanto nos treinos quanto nas provas futuras. Veja alguns treinos complementares.
Treinos complementares:
-
-
MUSCULAÇÃO: resistência, potência muscular e força máxima são alguns dos trabalhos que podem ser realizados dentro de uma sala de musculação. Com a utilização das máquinas, pode-se trabalhar os grupos musculares de forma isolada, com uma carga maior e de forma segura. (Foto: Reprodução/Pixabay)
-
-
TREINAMENTO FUNCIONAL: propriocepção, resistência e potência muscular são os trabalhos desenvolvidos nesta modalidade. A possibilidade de estimular grupos musculares utilizando especificamente o gesto motor da corrida faz com que o exercício funcional seja muito utilizado. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
PILATES: trabalho direcionado principalmente para o fortalecimento do core. A região do core é composta fundamentalmente pela região abdominal e é uma das responsáveis pelo equilíbrio e pela capacidade de executar os movimentos da corrida, de forma técnica e equilibrada. (Foto: Reprodução/Freepik)
-
-
CICLISMO: pode servir tanto como uma atividade de desenvolvimento de condicionamentos muscular e cardiovascular quanto como uma atividade regenerativa. O uso da bike é necessário principalmente quando o atleta está impossibilitado de executar movimentos de impacto. (Foto: Reprodução/Pixabay)
-
-
NATAÇÃO: opção para atividade regenerativa, pois os membros superiores são os mais exigidos. (Foto: Reprodução/Pexels)
Saindo do universo das modalidades desportivas, outro trabalho complementar ainda pouco utilizado no Brasil, mas de extrema importância na performance do trail running, é a preparação mental. A adoção de técnicas específicas permite minimizar inúmeros obstáculos, dentre os quais perda de foco, motivação e ansiedade pré-prova.
Vale lembrar que todas as modalidades citadas neste texto devem ser introduzidas dentro de um planejamento de treinamento. Este deve ser elaborado pelo atleta juntamente com o seu treinador ou técnico, de acordo com os objetivos traçados para a temporada. Bons treinos!
Sidney Togumi é diretor técnico da Upfit Assessoria Esportiva e atleta de trail run