Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Trilha: Monte Roraima

Saiba tudo sobre o trekking mais famoso do Brasil

Trilha: Monte Roraima
O local recebe cerca de 3 000 aventureiros por ano

Por Vanessa de Sá

Sim, o Monte Roraima já inspirou gente de peso da literatura. Foi o caso de sir Arthur Conan Doyle, “pai” do famoso detetive Sherlock Holmes, quando escreveu O Mundo Perdido, em 1912. No romance, dinossauros ainda vivem em um platô “perdido” na Amazônia!

Trilha: Monte Roraima

O local recebe cerca de 3 000 aventureiros por ano

Localizado na floresta amazônica, entre Roraima, a Venezuela e a Guiana, o tal platô, o Monte Roraima, é o mais alto dos tepuis amazônicos, gigantescas formações rochosas de arenito em forma de mesa, com 2 734 m de altitude. O trekking até o Roraima está entre os mais conhecidos da América do Sul, muito embora ainda atraia mais estrangeiros do que brasileiros. São cerca de 3 000 aventureiros por ano, a maioria sul-americanos e europeus.

O ponto de partida é Boa Vista, capital de Roraima. De lá se chega a Santa Elena de Uairen e, dali, a Paraitepui, comunidade indígena em território venezuelano. Então começa a caminhada, pois só é possível chegar ao famoso monte pela Venezuela.

Quando ir: pode-se ir o ano todo, mas a melhor época é entre setembro e março, quando chove menos na região.

Nível de dificuldade:  não, você não terá de escalar o monte, mas terá de ir preparado para caminhar bastante e enfrentar terrenos irregulares e, por vezes, escorregadios. Não se esqueça: o trekking completo dura seis dias e caminha-se bastante, às vezes mais de sete horas. Você dormirá em barracas e tomará banho frio, em rios ou cachoeiras, mas, por outro lado, provavelmente verá o céu mais estrelado da sua vida.

É bom saber: assim como na trilha inca, é possível contratar um carregador para levar a sua mochila, medida providencial se você não tiver muita experiência de caminhar com peso nas costas. Outra dica importante: as variações de temperatura são grandes, e você poderá enfrentar bastante calor de dia e frio à noite, quando a temperatura chega a cair abaixo de 10ºC. No monte, alto, pode fazer perto de 0ºC durante a madrugada. Leve um bom saco de dormir e roupa quentinha, mas também camisetas dry-fit, pois a umidade típica da Amazônia torna difícil a secagem das roupas. Leve bastante repelente. A picada de um mosquitinho da região, o puri-puri, pode coçar por até quatro dias e deixar feridas.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação

Fitness

Opções que ajudam até a abandonar o estilo "convencional"

Nutrição

Outra prova de que é possível curtir o fim de semana de maneira equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar