Vida sedentária? Conheça 4 maneiras para se manter ativo em casa

Fisiologista explica como evitar hábitos ruins durante o home-office e melhorar a qualidade de vida

Vida Sedentária
Foto: Shutterstock

A vida sedentária se tornou constante em dias de pandemia. Uma das maneiras de evitar a propagação da Covid-19 é o isolamento social e, para que o contato com outras pessoas seja diminuído, muitos se viram obrigados a permanecerem mais tempo em casa. Atitude de segurança necessária, já que o coronavírus se espalha rapidamente e pode ser fatal. De acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa, com dados das secretarias estaduais de saúde, o Brasil já ultrapassou a triste marca de 20 milhões de infectados e 600 mil mortes.

No entanto, o avanço da vacinação em massa tem reduzido esses impactos catastróficos e, aos poucos, o retorno das atividades se normaliza. Mesmo assim, a rotina de muitas pessoas se tornou, definitivamente, mais pacata e tranquila. O que talvez alguns não saibam é que a vida sedentária pode oferecer muitos riscos para a saúde.

A boa notícia é que medidas simples podem evitar esse sedentarismo e afastar o risco de desenvolver doenças, como a obesidade, por exemplo. “A ginástica laboral é fundamental durante o período de ofício remoto e evita que o indivíduo permaneça por muito tempo na mesma posição, porque a falta dela resulta em lesões e dores musculares”, explica o fisiologista do exercício, Dr. William Komatsu.

Com a ajuda do especialista, elencamos quatro maneiras simples para se manter ativo dentro casa e dizer adeus à vida sedentária. Confira:

1 – Levante-se de hora em hora

“É importante estabelecer metas de locomoção durante o dia. Colocar o despertador a cada uma hora para sinalizar o momento de deixar a cadeira de lado. Nesse momento, movimente-se, suba escadas ou simplesmente vá tomar um pouco de ar fresco”, recomenda o Dr. Komatsu.

2 – Alongue-se para espantar a vida sedentária

“Quando passamos longos períodos na mesma posição, nosso corpo sofre, por isso, é preciso lembrar de se alongar. Exercícios como estender os braços, o pescoço e as pernas, são importantes para tirar a sensação pesada nas articulações”, revela.

3 – As articulações precisam de atenção

“Um dos problemas de trabalhar horas sentado na mesma posição são as tendinites. Elas podem causar dores localizadas, fazendo com que os membros afetados inchem. Essa inflamação é muito comum em tornozelos, punhos e ombros”, diz o médico. Uma boa alternativa para evitar que isso aconteça é apostar na ginástica laboral.

4 – Levante e beba água

A água é um importante antídoto contra a vida sedentária. “Durante o expediente, é comum os colaboradores deixarem aquela garrafinha de água abastecida próxima ao notebook, porém, evite encher a garrafa até o limite. Coloque uma quantidade média de água para forçar novas idas ao filtro para buscar a bebida. Com isso, você se levanta, arruma a postura e movimenta o corpo para realizar outra coisa importante: a hidratação”, finaliza o Dr. Komatsu.

Fonte: Saúde em Dia

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você