Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

E se der vontade de fazer xixi no meio da prova?

O corredor e técnico Adriano Bastos ensina o que se pode fazer se bater uma vontade louca de fazer xixi

xixi
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

 

Atletas precisam de água, e maratonas são longas. E se, na metade da prova que você sonhou tanto correr, der aquela vontade de fazer xixi? Adriano Bastos, sete vezes campeão da Maratona da Disney e diretor técnico da Adriano Bastos Assessoria Esportiva, em São Paulo (SP), explica que não é necessário tomar muita água para se manter hidratado. O que não pode acontecer é o corredor ficar muito tempo com sede. Para tentar evitar surpresas desagradáveis e que apareça aquela vontade louca de fazer xixi, ele aconselha a só ingerir líquido suficiente para não ficar com sede no dia anterior e no dia da prova. E, claro, ir ao banheiro quantas vezes forem necessárias, até 5 min antes da largada. Mas e se mesmo assim a vontade apertar? “Já passei por essa situação. Fiz xixi enquanto corria sem deixar o ritmo diminuir para não perder tempo. Simplesmente deixo escorrer e, ao chegar no primeiro posto de água, pego um copo ou garrafa a mais para jogar na roupa e nas pernas e, assim, lavar o xixi que escorreu”, confessa ele. Para quem não quer perder tempo com uma paradinha no muro ou num lugar mais afastado, Bastos diz que o ideal é fazer isso mesmo: deixar escorrer. Mas, para quem está competindo por lazer ou diversão, parar por alguns segundos atrás de uma árvore ou de um muro não fará tanta diferença assim no final. O que não se deve é segurar o xixi, pois isso atrapalha o desempenho, mais do que fazer um pit stop. Além de ser extremamente desconfortável segurar o xixi, será inevitável a perda de posições.

Escrito por

Editora-chefe da Sport Life Brasil

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Opção que ajuda manter o efeito real de uma refeição balanceada

Saúde

Os colaterais do medicamento podem ser extremamente perigosos para a saúde

Saúde

Opções que ajudam até em casos graves de desvios posturais

Saúde

Outra tese que reforça o trabalho diário da saúde mental

Saúde

Não extrapole no consumo para obter os benefícios desse fruto

Saúde

É a constância que ajuda na conquista de objetivos

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Não há um número mágico que determine o quanto de água precisamos beber por dia. Descubra como manter a hidratação correta!

Saúde

Alex Meller, urologista da UNIFESP, explica o que pode significar a coloração atípica da urina e o que é considerado normal para um organismo...