5 blogs de corrida que você precisa seguir

Selecionamos os blogs com os melhores conteúdos sobre corrida que valem a pena acompanhar

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Texto de Marina Gomes

No mundo de páginas virtuais, uma classe especial chama a atenção dos corredores: os blogs. Em uma infinidade deles, é possível ler desde relatos pessoais sobre corridas, provas, experiências com produtos a treinos dados por especialistas, além de checar as descobertas mais recentes da ciência. Entretanto, em meio a muita informação bacana e várias novidades, é preciso ter cautela. Como muitas vezes tratam-se de relatos pessoais, não dá para seguir as ‘receitas’ de qualquer um. É preciso discernir entre o mero entretenimento e a informação séria. “O principal problema com blogs é a síndrome da Wikipedia. As pessoas se acostumaram com o fato de que se tem um número de referência em cima de uma frase é porque deve ser verdade e acabam por acreditar em qualquer coisa que leem. A possibilidade de se comunicar diretamente com o leitor pelo blog é fantástica, mas não existe qualquer controle sobre qualidade de conteúdo. É difícil saber se um blog é confiável, porém, é possível buscar as referências e tentar confirmar a informação”, explica Fernando Beltrami, doutor em Ciências do Exercício pela Universidade de Cape Town e treinador da Even Faster Sports, de Porto Alegre.
Nelson Evêncio, pós-graduado em Treinamento Desportivo, treinador e presidente da Associação de Treinadores de Corrida (ATC) de São Paulo, também ressalta a importância de checar a credibilidade dos autores. “Os blogs têm informações em tempo mais rápido e, na maioria das vezes, sem as restrições editorias de veículos tradicionais. Porém, há muita gente sem qualificação escrevendo. Hoje em dia, o cidadão corre um pouquinho ou um pouquinho mais rápido, cria um blog e já vira formador de opinião com relação a assuntos discutidos e estudados há muitos anos”, pondera. De entretenimento a informações, a SPORT LIFE selecionou 5 ótimos sites brasileiros e estrangeiros para você curtir e saber mais sobre corrida.

 

Foto: Reprodução/Divas que correm

Foto: Reprodução/Divas que correm

Divas que correm

(divasquecorrem.com)

Giselli Souza comanda esse blog bonito e estiloso para as mulheres. Jornalista especializada em economia, começou a correr como estratégia para deixar o cigarro em 2009 e, desde então, coleciona medalhas. Com duas maratonas no currículo, desde 2012 mantém o site para compartilhar as experiências com outras atletas e também para servir de ponto de encontro da mulherada que precisa de um incentivo a mais para dar as passadas. Dicas de emagrecimento, histórias inspiradoras, relatos de treinos e provas e até planilhas podem ser encontradas por lá. “Quando criei o blog, tive a ideia de criar um espaço na web não da Giselli, mas de todas as corredores que por “n” motivos e “n” distâncias também embarcaram nessa mudança de vida e de sonhos. Mais do que um projeto para emagrecer, correr é um estilo de vida que envolve toda uma mudança também na nossa cabeça. O corpo é consequência das nossas escolhas”, diz.

blog corre paula

Foto: Reprodução/Corre Paula

Corre Paula

(correpaula.com)

Paula Narvaez já foi produtora de moda, mas não pense que o blog é só de ‘paquitagem’, como ela define. Ela é fera na corrida e, mesmo antes de completar sua primeira maratona, já estreou logo em uma ultra. “Não faz muito sentido, mas, entre os 21 km e os 42 km, corri duas ultras de 50 km e me apaixonei pelas longas distâncias. As provas mais legais que fiz até hoje foram os 600k da Nike, o XTerra Ilhabela e a Mizuno Uphill”, conta ela, que nasceu no Rio de Janeiro e mora em São Paulo. Corredora há sete anos, vive a eterna luta de conciliar os papéis de mulher, mãe, trabalhadora e corredora. No blog, há dicas de moda, saúde e beleza, nutrição e estilo de vida. “A razão pela qual compartilho com prazer e sem cortes minha rotina, treinos e conquistas é por saber como é difícil perseverar sem incentivo”, diz.

 

The Science of Running

(www.scienceofrunning.com) – em inglês

Quem se interessa a fundo pela prática do esporte deve acessar o blog de Steve Magness. Atualmente treinador na Universidade de Houston e de atletas profissionais como Sara Hall, Magness escreve para as revistas Running Times, Competitor e publicações científicas. Estudante, criou o blog e um belo dia recebeu um telefonema de Alberto Salazar, que ficou encantado pelo conteúdo. Foi contratado para trabalhar com o ex-fundista no Nike Oregon Project, seleto grupo que levou alguns atletas à Olimpíada de Londres. Conteúdo de primeira sobre treinamento, economia de corrida, corredores africanos, biomecânica, corrida descalça, lesões e doping.

 

Runblogger

(runblogger.com) – em inglês

Este é outro blog bastante acessado por quem entende de corrida. Peter Larson é biólogo e corredor aficionado por tênis e pisada. Faz posts detalhados e minuciosos de testes de tênis – e não esconde sua predileção pelos mínimos. Publicou em 2012 o livro Tread Lightly (algo como ‘Passo Leve’, em português) com Bill Katovsky, ótima pedida para quem quer se aprofundar no assunto de calçados minimalistas. No blog, os assuntos mais populares são de técnica de corrida, lesões, tênis mínimos e críticas de tênis. Larson escreve para revistas de corrida nos Estados Unidos e publicou alguns artigos científicos de impacto.

 

Recorrido

(blogrecorrido.com)

Danilo Balu é formado em Esporte e Nutrição pela USP, corre há mais de 20 anos e trabalha com marketing esportivo. Para ele, a corrida é terapia, lazer, trabalho, hobby e objeto de estudo. Em seu blog (que agora está em casa ‘própria’, após passagens por outros dois sites), ele compartilha links com novidades do mundo da corrida, análises do mercado esportivo, retrospectivas e dicas preciosas de leituras e pesquisas científicas, tudo com bastante humor. “Trago o que de interessante está sendo discutido lá fora”, conta ele, que também procura desmistificar alguns ‘dogmas’ do esporte e discutir assuntos polêmicos.
Blog:

 

 

 

 

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você