Perder peso rápido nem sempre é saudável. Afinal, dietas super restritivas ou rotinas de exercícios pesadas demais não são nada boas para o organismo, mesmo que possam diminuir o seu peso. Assim, é sempre importante consultar um profissional no seu processo de emagrecimento, para que ele possa ter uma rapidez interessante, porém sem pôr sua saúde em risco.
Sobre os treinos, vale ressaltar que como cada pessoa é única, cada uma delas vai se adaptar melhor a um tipo de exercício. Contudo, segundo Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, o chamado treino HIIT é um dos mais interessantes para queima de peso para grande parte das pessoas. Ele tem boa adaptabilidade, capacidade de melhorar o condicionamento físico de forma rápida, eficiente e a flexibilidade na escolha dos movimentos.
“Ele também oferece baixo risco de lesões se bem orientado, tornando-o mais seguro do que exercícios mais avançados. À medida que o iniciante evolui, é possível incorporar progressivamente exercícios mais desafiadores. Importante ressaltar que o fator decisivo é a escolha dos exercícios e também a intensidade”, diz.
A seguir, o profissional traz 5 dicas para emagrecer mais rápido nos treinos de uma forma saudável:
Focar na gordura corporal, não apenas no peso
O peso não diminui na balança? Nem sempre isso é algo negativo, assim como a diminuição desse peso nem sempre é positiva. Isso porque é importante entender se você está perdendo (ou ganhando) é gordura mesmo ou massa muscular.
Se você perder gordura e ganhar massa muscular, por exemplo, pode estar com o mesmo peso, mas bem mais saudável.
Combinar intervenções dietéticas e de exercício
Apenas os exercícios ou apenas a dieta podem ajudar a emagrecer, mas para que isso ocorra mais rápido, de forma eficiente e com saúde, o melhor é juntar os dois.
Treinamento de alta e moderada intensidade
Tanto o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) quanto o treinamento contínuo de intensidade moderada (MICT) podem proporcionar melhorias semelhantes na composição corporal, com o HIIT exigindo menos tempo. Essa flexibilidade permite ajustar os programas para se adequar a diferentes estilos de vida e preferências.
Expectativas realistas
Cuidado com as expectativas altas demais. Se você quiser perder peso demais em pouco tempo, pode acabar se frustrando. Pense em metas mais realistas, como perder 2 kg de gordura corporal e redução de 3 cm na circunferência da cintura em 10 semanas.
Personalização com base nas necessidades individuais
É importante personalizar os programas de perda de peso com base nos perfis de saúde individuais, preferências e fatores de estilo de vida. Essa abordagem pode aumentar a motivação, a adesão ao programa e a segurança.
