Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Supino não é tudo: 4 técnicas para ganhar peitoral rápido

Treinador revela alguns métodos para incluir no treino e acelerar a hipertrofia da musculatura

Supino não é tudo / Foto: Shutterstock
Supino não é tudo / Foto: Shutterstock

O supino é um dos exercícios mais queridinhos do treino de peitoral. Afinal, ele é excelente para construir massa muscular, aumentar a força e, consequentemente, acelerar a conquista dos objetivos na academia. Como ele é multiarticular, ou seja, trabalha mais de uma articulação durante a execução, outros músculos – como tríceps e ombro – também são recrutados. E isso é ótimo quando se quer ganhar músculos como um todo.

Mas, é preciso ter cuidado para não exagerar. Por utilizar várias musculaturas e articulações, é possível realizar o supino com boas cargas. Acontece que, queimar etapas e colocar muito peso logo de início, pode ser perigoso e até mesmo provocar algum tipo de lesão e acidente. Por isso, é fundamental ter a orientação de um profissional de educação física ao realizar um novo estímulo.

Além disso, focar apenas no supino para construir peitoral – à longo prazo – pode não render tantos frutos assim. O corpo se adapta ao estímulo, divide o trabalho com outras musculaturas e o peito não evolui. Por mais que o seu rendimento no exercício aumente dia após dia, as mudanças no físico ficam abaixo do esperado.

Por isso, é fundamental diversificar os exercícios. Não precisa abandonar o supino, mas é importante variar as inclinações e adicionar outros movimentos, como o crucifixo, por exemplo. Por fim, vale apostar em algumas técnicas mais avançadas de treinamento, que vão te auxiliar a extrair o máximo do peitoral.

Dessa maneira, com a ajuda do treinador Leandro Twin, separamos quatro métodos para aplicar na rotina e acelerar a hipertrofia dessa região. Confira:

1 – Priorize o peitoral. Treine esse grupamento muscular duas vezes por semana, enquanto você treina o restante apenas uma vez.

2 – Não vá direto para o supino. “Muitas pessoas falham o tríceps ou ombro antes do peitoral em um supino e isso dificulta muito o crescimento dessa região. Uma técnica que você pode usar é a de pré-exaustão. Ou seja, você não começa o seu treinamento com supino reto ou com barra – como 99% das pessoas seguem – e sim com um peck deck no primeiro exercício. Dessa forma, você cansa o peitoral e, quando passar para o supino, o peito já estará cansado e vai fadigar antes. O que é o ideal nesse cenário”, conta o treinador.

3 – Varie as técnicas. Vale também consultar o professor da academia e verificar a possibilidade de incluir outros métodos para trabalhar melhor o peitoral. “Não pare por aí nas técnicas avançadas, sempre tente adicionar um drop-set, um rest ‘n’ pause ou um FST-7”, recomenda Twin.

4 – Treine todas as porções do peitoral. “Não precisa treinar superior, inferior e medial em todos os treinos. Você pode – já que está dividindo o treino em mais vezes por semana – treinar em um dia com foco superior, outro inferior e outro medial. Mas, nunca deixe de trabalhar as três porções”, aconselha o treinador.

Dica: Exercícios inclinados tendem a exigir mais da região superior do peitoral. Já os retos, utilizam bastante a porção medial. Enquanto os declinados trabalham mais a parte inferior. No entanto, essa tendência pode variar de acordo com a utilização de cabos e máquinas. Por isso, é fundamental consultar um profissional de educação física antes de iniciar qualquer estímulo novo.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Dicas que valem a pena para mulheres de qualquer faixa etária

Condicionamento Físico

Trabalho integrado ajuda na correção desse problema

Nutrição

Outra tese que mostra que é possível ter energia de forma leve

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Treinos

Esse tipo de questionamento é comum principalmente para o iniciante

Nutrição

Alimentos naturais podem oferecer diversos benefícios que contribuem diretamente para a hipertrofia