Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecimento

Ainda dá tempo de emagrecer no verão: veja 4 dicas que funcionam

São orientações que também servem para o decorrer do ano de 2024

Emagrecer no verão
Emagrecer no verão - Shutterstock

Chegou o verão! Estação que é a preferida de muitos brasileiros e que motiva várias pessoas a criarem hábitos saudáveis. Ainda assim, toda cautela é necessária para dar um “upgrade” na condição física e nesse sentido a endocrinologista do Hospital São Marcelino Champagnat Dra. Maria Fernanda Ozorio vai transmitir quatro dicas para emagrecer no verão.

Veja as quatro dicas para emagrecer no verão

Rotina de exercícios físicos

Lembre-se da orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde) de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana, o que contribui para a perda de peso.

“Associar exercícios aeróbicos, que promovem queima de calorias à atividade resistida para ganho de massa muscular, ajuda na queima de gordura, melhora a composição corporal, facilita a perda de peso, além de promover a sensação de bem-estar emocional”, disse a Dra. Maria Fernanda em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Alimentação com mínimo de calorias no dia a dia

“Uma dica prática é priorizar alimentos ricos em fibras, como legumes, saladas, grãos integrais e proteínas magras. São alimentos que aumentam a sensação de saciedade e contém menos calorias. Assim, acabamos buscando menos comida de alto valor calórico. Cuide com preparações gordurosas e densamente calóricas, como molhos gordurosos, frituras, alimentos empanados, massas, pães e doces. Durante as comemorações de final de ano, escolha opções saudáveis e evite repetir”, orientou a médica.

Sem bebidas açucaradas com álcool moderado

Quer emagrecer? Então, elimine refrigerante, chás adoçados ou suco de caixinha, produtos calóricos e que não possibilitam a saciedade. “A dica é preferir os alimentos in natura, como as frutas no lugar dos sucos, além de preferir água para se manter hidratado. Limitar o consumo de bebidas alcoólicas, que são densamente calóricas. Também ajuda a reduzir o consumo total de calorias ao longo do dia. Reserve o consumo de álcool apenas para os brindes nas festividades de final de ano e prefira líquidos não calóricos no dia-a-dia”, sugeriu.

Sono de qualidade

“O sono é importante aliado na perda de peso. Sabidamente, noites mal dormidas levam a um consumo maior de alimentos ricos em calorias no dia seguinte. Estresse emocional e ansiedade tem influência direta nas escolhas alimentares. Pessoas ansiosas e em momento de estresse buscam conforto na comida e ficam mais suscetíveis a dietas hipercalóricas. Hábitos saudáveis, momentos de lazer e hobbies ajudam no controle do estresse e promovem sensação de prazer. Portanto, são excelentes aliados do emagrecimento já que o bem-estar emocional também ajuda no controle de boas escolhas alimentares”, concluiu a Dra. Maria Fernanda Ozorio.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto