Connect with us

O que você está procurando?

Treinos

Alongamento inadequado pode provocar lesões; saiba como fazer

Forçar excessivamente a musculatura e as articulações não é uma prática saudável

Alongamento inadequado
Alongamento inadequado - Shutterstock

O alongamento é o exercício de flexibilidade dos músculos, ou seja, integra o aquecimento para que a “hora do play” seja executada sem nenhum tipo de incômodo. No entanto, há quem pague o preço por fazer aleatoriamente e veja na sequência que um especialista orienta que o alongamento inadequado pode causar danos para a saúde.

O prejuízo do alongamento inadequado

“Quando a pessoa nem sente a musculatura alongar, se ela começar a fazer alongamentos excessivos, ela vai além do limite da articulação. Então, mesmo tendo uma articulação de formato normal, ela pode estar machucando o quadril, pois a amplitude do movimento está sendo além da capacidade fisiológica da articulação”, afirma o ortopedista Dr. David Gusmão.

Assim, o conhecido alongamento de puxar o joelho contra o tronco e o levar para o lado oposto, ou o alongamento do tipo “borboleta” tornam-se prejudiciais ao quadril. Isso quando não realizadas de modo adequado e com respeito do próprio corpo.

“Se você notar que há um bloqueio na articulação, não force antes de fazer uma avaliação. Forçar pode causar danos articulares na cartilagem de forma irreversível, principalmente quando há diferença de capacidade de alongamento de um quadril para o outro”, detalha o doutor David.

Curiosidades sobre o alongamento inadequado

Os estalos em nossas articulações, que são conhecidas como “juntas”, são comuns do que podemos pensar e surgem em qualquer idade. O Dr. Davi Gusmão argumenta que identificar que o joelho estala ocasionalmente não costuma ser preocupante.

O médico cita que o estalo costuma acontecer por causa da presença do líquido sinovial nas articulações. “É um líquido parecido com um lubrificante e contém gases e nutrientes para a cartilagem. A liberação e a vibração desses gases gera o som de estalo e isso ocorre através da movimentação da articulação”, expõe.

Se o barulho se tornar frequente, aí é o caso de consulta com um especialista. “Problemas de artrose, artrite, sinovite e condromalácia patelar, por exemplo, também podem ser causadores desses estalos”, diz.

Por fim, o doutor David Gusmão finaliza que nesses casos uma boa escolha é optar pela aplicação de gelo no local. “Mas, claro, o mais recomendado é a fisioterapia e cuidados que tragam esse reforço muscular”.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

A palavra de um especialista ajuda a evitar estratégias duvidosas

Saúde

Sugestão é eficaz para permitir retorno seguro ao esporte

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Nutrição

Opção que tira o receio de quem não se vê sem esse prato

Saúde

Basta cumprir com algumas ordens médicas para prática segura

Treinos

Esse tipo de questionamento é comum principalmente para o iniciante

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

A palavra de um especialista ajuda a evitar estratégias duvidosas

Saúde

Sugestão é eficaz para permitir retorno seguro ao esporte

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Nutrição

Opção que tira o receio de quem não se vê sem esse prato