Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Aproveitou a chance? Relembre os altos e baixos de Philippe Coutinho

Meia que se destacou na última partida da seleção brasileira foi convocado após longo período sem apresentar um bom futebol

Philippe Coutinho
Philippe Coutinho / Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O meia Philippe Coutinho, de 29 anos, é claramente um dos homens de confiança do treinador Tite. Após sofrer com lesões, transferências que não deram muito certo e amargar longos períodos como reserva em seus clubes, o jogador recebeu uma nova oportunidade na seleção brasileira.

E, ao contrário do que muitos imaginavam, Coutinho conseguiu apresentar um bom futebol. Marcando, inclusive, um belo gol contra o Paraguai, na noite da última terça-feira (01), pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

O jogador – que fez parte do grupo que disputou a última edição da Copa do Mundo, em 2018, na Rússia – vive um dos piores momentos de sua carreira profissional. No entanto, superar as dificuldades e recuperar o rendimento de outras temporadas, não é novidade para ele.

Promessa da base que “não deu certo” na Europa

Revelado pelo Vasco da Gama, em 2009, desde cedo Coutinho já enchia os olhos de quem o via jogar. Destaque das seleções de base, o meia logo foi negociado com a Inter de Milão, na Itália. A partir desse momento, as expectativas diante do talento do jogador se multiplicaram. No entanto, ele não conseguiu render tudo aquilo que era esperado.

Com apenas 21 anos de idade, ele foi emprestado para o Espanyol e, com isso, muitos já não acreditavam que ele poderia se tornar um grande jogador. Não a ponto de contribuir para a seleção brasileira. Mas, em pouco tempo, Coutinho começou a apresentar novamente um bom futebol e chamou a atenção de um gigante inglês: o Liverpool.

Philippe Coutinho, craque no Liverpool

Por lá, o meia, talvez, tenha vivido o melhor momento de sua carreira. Com o passar dos anos, ele se firmou no futebol inglês e tornou-se um dos melhores jogadores do mundo. Status que lhe renderam a titularidade da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018.

No entanto, no mesmo ano, Coutinho resolveu abandonar o Liverpool e partir para um novo desafio na Espanha. Dessa vez, defendendo a camisa do gigante Barcelona. E quando todos acreditavam que ele se consolidaria ainda mais como uma grande estrela do futebol internacional, o meia começou a cair de rendimento.

A derrocada em Barcelona

Pouco aproveitado pelo time catalão, no final de 2020 o jogador ainda sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo e foi afastado dos gramados por nove meses. Mesmo após se recuperar, Coutinho permaneceu sendo pouco utilizado pelo Barcelona, que acabou o emprestando para o Bayern de Munique.

Na Alemanha, o meia continuou sem apresentar o grande futebol da época que estava no Liverpool e, recentemente, foi negociado com o Aston Villa, da Inglaterra. Porém, em meio a todos esses episódios ruins na carreira de Coutinho, o treinador Tite resolveu dar uma nova oportunidade para o meia na seleção brasileira.

Recomeço de Philippe Coutinho na seleção brasileira

A convocação de Tite, de início, foi muito criticada pelos torcedores e comentaristas. Afinal, vários outros jogadores da posição de Coutinho, como Raphael Veiga (Palmeiras) e Lucas Moura (Tottenham), viviam um momento melhor. Mas, a exibição do meia do Aston Villa, na última partida da seleção brasileira, contra o Paraguai, começou a dividir opiniões.

Autor de um belo gol no início da segunda etapa, Coutinho orquestrou as ações ofensivas da equipe de Tite durante todo o jogo. Criou oportunidades para os companheiros e determinou o ritmo da partida. Feitos que o colocaram, novamente, como um dos possíveis convocados para a Copa do Mundo desse ano. Resta saber se ele conseguirá manter o rendimento com a camisa amarela e recuperar o bom futebol em seu clube.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Saúde

Mais um tema de interesse público, que reforça os danos desse estilo de vida

Nutrição

O chocolate amargo é a principal opção nessa proposta

Saúde

Outro motivo para atingir a meta proteica de forma saudável

Advertisement

Você também vai gostar

Futebol

O jovem atacante de 22 anos faz parte do processo de renovação da Seleção Brasileira

Basquete

O ex-pivô e agora treinador também trabalha para que outros brasileiros ganhem chances no basquetebol europeu

(+) Esportes

Chegou o momento de decorar, relembrar e aprender a música que embala a nossa seleção

(+) Esportes

CBF e Nike anunciaram recentemente o novo modelo que o Brasil usará no Catar. Será que vai dar sorte?