Não é à toa que a aula de spinning está entre as mais queridas das academias. Além da animação durante o treino – você acompanha o ritmo da música enquanto pedala, com ou sem carga – a modalidade é altamente recomendada para quem quer emagrecer, ganhar condicionamento e resistência. Além desses benefícios do spinning, outro bem positivo é que a atividade não provoca impacto nas articulações, evitando ou poupando regiões que estão lesionadas.
Segundo Gilberto Ambrogi, professor da academia Bio Ritmo, o grande coringa da modalidade é que ela queima de até 800 calorias em apenas 1h de aula. “O treino proporciona uma melhora significativa da condição cardiovascular, do tônus muscular nas pernas e glúteos, e ainda possibilita alto gasto calórico”, complementa Ambrogi sobre os benefícios do spinning.
Qualquer pessoa apta a pedalar pode fazer a aula, mas tenha o cuidado de fazer um check-up e verificar com um médico as condições de saúde. “A intensidade é facilmente modulada para cada indivíduo, inclusive aqueles que estão largando o sedentarismo ou que apresentam algum histórico de doença não restritiva também podem se beneficiar da modalidade”, finaliza Ambrogi. O único cuidado antes da aula é regular a bicicleta de acordo com sua altura e postura.
Conheça mais 7 benefícios do spinning:
1. FORTALECE OS MÚSCULOS: pedalar trabalha todo o condicionamento físico e muscular, principalmente das pernas, glúteos e abdômen.
2. AJUDA A REGULAR A PRESSÃO ARTERIAL: pedalar com frequência ajuda a tonificar as veias e melhora os movimentos, o que contribui para a redução da pressão arterial, diminuindo os riscos de doenças cardíacas.
3. MELHORA A FREQUÊNCIA CARDÍACA: andar de bicicleta ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos, assim como corridas e caminhadas.
4. ELIMINA O ESTRESSE E A DEPRESSÃO: o exercício estimula a liberação de endorfina, hormônio conhecido por promover a sensação de bem-estar e prazer, podendo ser eficaz não só para aliviar o estresse, mas também para controlar a pressão arterial e até prevenir a depressão.
5. AUMENTA A RESISTÊNCIA: a bicicleta trabalha o sistema cardiovascular e promove o ganho de resistência muscular, principalmente nos membros inferiores. “A resistência, além de contribuir para a prática de exercícios, ajuda nas atividades do cotidiano, como subir escadas ou caminhar, por exemplo”, ressalta Gerado.
6. PROMOVE EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL: dependendo da intensidade e do ritmo, em uma aula com 45 minutos de duração, o gasto calórico pode chegar entre 500 e 700 calorias. “Para quem está começando, o ideal é pedalar duas ou três vezes por semana. À medida que o condicionamento melhora, a frequência pode ser diária”, comenta o profissional.
7. NÃO TEM LIMITE DE IDADE: por se tratar de uma atividade sem impacto, onde o aluno controla a intensidade do exercício conforme suas condições e limite, pode ser praticada por pessoas das mais diversas faixas etárias, mas sempre com aval médico. Mesmo com tantos benefícios, Geraldo alerta para alguns cuidados. “Para que o exercício seja praticado corretamente é importante ajustar a bicicleta, como altura do banco, distância entre banco e guidom e altura do guidom, visando a prevenção de lesões musculares e principalmente articulares. Portanto é fundamental seguir todas as recomendações do professor para uma longevidade na modalidade”, finaliza.
Quer praticar, mas não sabe onde? Listamos alguns espaços em São Paulo para você estrear na modalidade:
Fonte: Geraldo Chamilet, personal trainer e especialista em spinning da 2 Spin / Gilberto Ambrogi, educador físico professor da academia Bio Ritmo/ Edição: Nataly Paschoal
Você se sente sobrecarregado constantemente no trabalho? Baixe nosso e-book e aprende como eliminar este mal da sua vida.
Gostou de saber os benefícios do spinning? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: Instagram, Facebook e Twitter.