Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Brasileira bate recorde mundial correndo na montanha mais alta da África

Ultramaratonista, Fernanda Maciel completa o trajeto de subida e descida no monte Kilimanjaro em pouco mais de 10 horas e supera recorde mundial de europeia

recorde mundial
Foto: Gabriel Tarso

A ultramaratonista Fernanda Maciel provou que persistência, treino e muita coragem fazem com que tudo se torne realidade. Quer uma prova? Pois na segunda-feira, 25 de outubro, ela escreveu mais um capítulo histórico para o esporte brasileiro, batendo o recorde mundial ao subir e descer correndo a montanha mais alta da África, o Monte Kilimanjaro, com 5.895m de altura.

A brasileira de 37 anos começou a subida pela entrada do Parque Nacional, o Umbwe Gate, a 1.670m, por volta das 5h da manhã. Após 7 horas e oito minutos, ela já estava no topo. Ao todo, o percurso de ida e volta durou 10h6min. As marcas superaram os tempos da corredora alemã/suíça Anne Marie Flammersfeld, que em 2015 completou o trajeto em 12h58min.

“Alcançar o topo foi um momento muito especial, cheio de paz. Foi lindo ver a geleira Stella misturada com o vulcão no alto do Kilimanjaro. Eu trabalhei duro desde o início até o final e tive um grande desempenho, foi mágico. Estava sonhando com este momento há três anos! Tive a oportunidade de desafiar o Monte e também de conquistar o recorde mundial, assim como o do Aconcágua. Correr em montanhas superaltas é um estilo diferente de exploração, uma experiência incrível e espero poder inspirar mais mulheres”, declarou Fernanda.

A preparação antes do recorde mundial

Para se preparar para a subida, Fernanda passou quatros dias se aclimatando na região. Por lá, avaliou a vegetação, terreno e dormiu duas noites a 4.600m. A atleta conta que o principal desafio da subida foram as avalanches de pedras. “Dois dias antes de eu subir, quando estava treinando, passei por uma delas. Na hora, tive que me abaixar e correr como se fosse uma cobra para me esconder atrás de uma pedra. Nessa hora acabei cortando meu joelho. As rochas eram enormes, tinham o tamanho de um fogão. Precisava ficar o tempo todo alerta”, explica.

“Na minha subida, como parte da estratégia para fugir das pedras, tive de reservar bastante energia para a parte acima dos 5.200 metros de altitude. Só assim para ter a capacidade de ir rápido no meio desse vale que é a parte mais perigosa. Isso é um desafio enorme, porque nessa altitude já começo a ter menos oxigênio para respirar”, completou a ultramaratonista.

Outras conquistas da atleta

Além de desafiar e vencer o Monte Kilimanjaro, Fernanda Maciel tem outros grandes feitos na carreira. Em 2016, ela se tornou a primeira mulher do mundo a subir e descer o Monte Aconcágua, que tem 6.952 metros de altura, em menos de 24 horas. Ela completou o trajeto em exatas 22 horas e 52 minutos. No primeiro semestre de 2017, a atleta conquistou o terceiro lugar no Marathon des Sables, uma ultramaratona no deserto do Saara.

E se o ano já acabou para ela? Que nada! Depois dessa conquista, a brasileira se prepara visando à última etapa da Copa do Mundo de Ultramaratona, em Reunion Island, na África, daqui duas semanas. O objetivo da atleta é terminar 2017 no top 3 do ranking mundial das ultramaratonistas.

Curtiu? Então compartilhe com seus amigos corredores para incentivá-los a continuar correndo 🙂

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto