Nutrição

Café blindado: saiba mais sobre a nova moda das dietas de emagrecimento

Combinação inusitada de café, manteiga e óleo de coco promete tirar a fome por horas

Foto: Getty Images

A mais nova onda entre as dietas de emagrecimento é uma bebida combinada do tradicional matinal com gorduras consideradas boas. O polêmico Bulletproof Coffee, também conhecido como “café blindado”, “café turbo” ou “café cetogênico”, é a preparação inusitada que promete afastar o apetite por horas, aumentar a concentração e, ao mesmo tempo, potencializar a queima de gordura.

De onde surgiu?

O tal “café à prova de balas” (numa tradução literal do inglês) ganhou fama no Ocidente graças ao empresário americano Dave Asprey. Após uma viagem ao Tibete, ele decidiu pesquisar a fundo a ingestão diária de um chá com manteiga pura. Uma prática muito comum entre os povos do Himalaia.

Asprey reparou que essa era praticamente a única refeição dos nativos por longas horas. Ainda assim, possuíam concentração mental e energia para realizar trabalhos pesados. Após essa experiência, o empreendedor do Vale do Silício se aprofundou nos efeitos da bebida, criou sua própria receita e encorpou o hábito em sua rotina. Sua “criação” logo ganhou popularidade, principalmente entre praticantes de dietas como a Low Carb, Cetogênica e Paleolítica.

A receita do Bulletproof Coffee

A principal premissa do bulletproof coffee é que todos os ingredientes sejam os mais saudáveis possíveis. É recomendada a utilização de um café de alta qualidade (preferencialmente orgânico e, se possível, moído na hora), manteiga de leite de alta qualidade, a mais pura possível (ghee/clarificada), e um óleo rico em triglicerídeos de cadeia média (o mais usado é o óleo de coco).

Foto: Getty Images

Tal cuidado garantiria os efeitos benéficos e aumentaria o potencial da bebida. Porém, é possível encontrar dezenas de receitas diferentes na internet, desde as mais “refinadas” às mais simples. Basicamente, ele é a mistura de uma xícara (cerca de 300 ml) de café coado, misturado com uma colher (sopa) de manteiga e duas colheres (sopa) de óleo de coco. Para deixá-lo ainda mais cremoso e encorpado, pode-se utilizar um mixer ou liquidificador. Porém, existe uma regra de ouro: jamais adoçar, nem mesmo com adoçantes naturais.

Funciona mesmo?

Embora alguns adeptos afirmem que a bebida é agradável, a razão pela qual o bulletproof coffee ganhou fama certamente não foi por seu sabor, mas sim por sua capacidade de acelerar a queima calórica, diminuir a fadiga, melhorar a concentração e diminuir a fome. De acordo com a nutricionista Sinara Menezes, individualmente, os três ingredientes tem propriedades que podem, de fato, auxiliar a dieta.

Foto: Getty Images

“Por estimular o sistema nervoso central, a cafeína aumenta o estado de atenção, reduz a sensação de cansaço e ainda possui propriedades termogênicas. Já as gorduras boas, como a manteiga e o óleo de coco, ajudam a manter a saciedade por mais tempo e, quando consumidas moderadamente, podem beneficiar a dieta”, explica a profissional.

Efeito emagrecedor

Ainda assim, a especialista afirma que intitular a bebida de “emagrecedora” é um exagero, pois a perda de peso depende de fatores que vão muito além da simples ingestão do “café turbinado”. “É preciso considerar alguns pontos: substituir um café da manhã completo, com diversidade de alimentos e, consequentemente, de nutrientes por uma bebida rica em gordura pode ser uma armadilha”, alerta a nutricionista. “Especialmente se a pessoa não controlar a ingestão calórica ao longo do dia. Embora as gorduras boas possuam um papel importante no emagrecimento, seu consumo excessivo pode igualmente levar ao ganho de peso e ainda elevar o colesterol“, explica.

Foto: Getty Images

Outra coisa apontada pela profissional é que ficar sem comer por muito tempo pode causar um efeito rebote e desacelerar o metabolismo. Sobretudo se a pessoa não corrigir seus hábitos alimentares antes de apostar numa dieta.

O alerta vale também para aqueles que seguem uma alimentação mais regrada e apostam na bebida como um pré-treino. “Nada substitui uma refeição equilibrada. Embora o bulletproof coffee possa fazer parte do pré-treino nos dias corridos, quando não é possível parar para fazer um lanche antes da atividade física, é importante saber que os mesmos benefícios podem ser alcançados se esses ingredientes estiverem no cardápio do dia, em preparações mais nutritivas e, até mesmo, mais saborosas”, diz Sinara.

Afinal, vale a pena apostar?

De acordo com a nutricionista, a bebida pode sim ser benéfica, quando apoiada por uma dieta equilibrada e, principalmente, orientada por um profissional de saúde. Porém, ela não deve ser considerada milagrosa.

“O segredo não está na bebida, mas sim nos nutrientes presentes nos ingredientes. Eles podem perfeitamente fazer parte do cardápio de outras formas. É possível aumentar a saciedade ingerindo gorduras boas por meio de alimentos variados como o abacate, as oleaginosas e os peixes gordos”, explica.

Foto: Getty Images

Já a cafeína pode ser consumida de acordo com o gosto pessoal. Porém, por serem estimulantes, suas fontes devem ser ingeridas, no mais tardar, até as 16h da tarde, para não prejudicar o sono. E se o desejo é emagrecer, é recomendado evitar o açúcar nas preparações. Para os adeptos da suplementação, o uso de cápsulas ou extratos, tanto de óleos funcionais quanto de cafeína, deve ser sempre orientado por um médico/nutricionista.

Gostou de saber sobre o bulletproof coffee? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte. InstagramFacebook e Twitter.

Click to comment

Você também vai gostar

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

Essas são as opções que garantem uma refeição equilibrada

Nutrição

O equilíbrio ajuda na obtenção de resultados expressivos

Sair da versão mobile