Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Como a corrida pode ajudar a tratar e prevenir doenças

O esporte tem papel essencial na prevenção de problemas cardiovasculares

Corrida e doenças
A liberação de endorfina prova a sensação de alegria e relaxamento/Foto: Thinkstock
[PAGE TITLE]

Quem começa a praticar atividades físicas depois certo tempo parado sabe: não demora muito para que o corpo comece a refletir os benefícios da prática regular de exercícios. Mais disposição, redução do estresse e melhora do equilíbrio e flexibilidade são efeitos quase imediatos e que rapidamente proporcionam um maior bem estar à rotina de quem se exercita.

Como a corrida pode prevenir doenças

Não existe idade certa para começar a correr. Todos podem aproveitar os benefícios do esporte/Foto: Shutterstock

Mas as vantagens de se dedicar a algum esporte podem ir além: cada vez mais estudos comprovam a eficácia das atividades físicas na prevenção, tratamento e recuperação de doenças físicas e mentais. A corrida, atividade que exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo o tornando mais eficiente e resistente, tem papel especial na prevenção de complicações na saúde, principalmente cardiovasculares.

Segundo a médica especialista em nutrologia e medicina do exercício, Dra. Alice Amaral, o que faz a corrida agir como prevenção e tratamento de doenças é a redução da gordura corporal, estabilização da pressão arterial e aumento da força muscular e capacidade cardiorrespiratória. “O sistema cardiovascular trabalha de forma mais eficiente, os vasos e artérias ficam livres das placas de gordura e o sangue flui mais livremente. Assim os vasos sanguíneos mantêm mais elasticidade e a capacidade respiratória também aumenta, já que os pulmões se exercitam mais”, explica.

Prevenção

Advertisement. Scroll to continue reading.

Com a melhora do sistema cardiovascular e respiratório, doenças como hipertensão, diabetes e obesidade podem ser prevenidas com a prática regular da corrida, assim como os riscos de acidentes vasculares cerebrais e infartos. Não existe idade certa para começar a correr, mas quanto antes aderir a um estilo de vida mais saudável, menos riscos de doenças e complicações futuras o corredor terá. Os ritmos de treino devem sempre ser estabelecidos com a supervisão de um profissional médico, principalmente para quem já passou por complicações cardiovasculares e/ou está acima do peso.

Tratamento

A corrida afeta positivamente a oxigenação dos tecidos do organismo como um todo, fazendo com que efeitos do sedentarismo, que muitas vezes são sintomas de complicações mais graves, desapareçam ou sejam ao menos minimizados. Dores de cabeça, indisposição, tensão e dores musculares são problemas frequentes que podem ser combatidos com a prática de exercícios.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Longe da depressão

Todo corredor sabe que depois de um bom treino é impossível ficar de mau humor. Graças às alterações endócrinas e hormonais que o esporte proporciona, as alterações de humor são favorecidas positivamente. A liberação de endorfina também provoca a sensação de alegria e relaxamento, afastando a apatia e o desânimo característicos da depressão. A atividade é indicada tanto para prevenção como para tratamento e recuperação da doença.

Corrida e doenças

A liberação de endorfina prova a sensação de alegria e relaxamento/Foto: Thinkstock

Contra o sedentarismo

Embora a corrida, ou qualquer outro esporte, não funcione como uma vacina ou cura certeira para doenças, a prática certamente nos prepara para superá-las com mais facilidade. O sedentarismo ainda é um problema que deve ser combatido com incentivo e divulgação dos benefícios das atividades físicas. Que tal participar dessa luta pela saúde motivando as pessoas mais próximas?

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Emagrecimento

Médica endocrinologista revela as principais dicas para garantir um emagrecimento saudável e definitivo