Não aguenta mais sofrer com câimbras? Calma! Infelizmente essa situação é recorrente tanto para atletas amadores quanto aos profissionais. Assim, certos cuidados são necessários para evitar esse revés na hora do play. Então, quais são os métodos e alimentações para prevenções de câimbras?
Primeiramente, o que é câimbra?
“As câimbras de modo geral são definidas como contrações musculares involuntárias intensas e seguidas de dores intensas também. De modo geral, há origens por dois motivos: pode ser atribuída ao desequilíbrio, que nós chamamos de águas e eletrólitos. Outro processo que podemos ter como origem as câimbras que são geradas por sobrecarga”, diz a professora do curso de Educação Física da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Ana Claudia Duarte.
Métodos para a luta contra as câimbras
Alongamentos
Ana reforçou que embora existem vários tipos de alongamentos, como o estático, balístico e a facilitação neuromuscular. Com o objetivo de reduzir as câimbras ou de aliviar a sensação dolorosa, o recomendado é o estático.
O próprio adjetivo denota o objetivo desse alongamento, isto é, aquele que é feito parado de 20 a 30 segundos. O estático ainda é conhecido pela sua tolerância com os desconfortos proporcionados pelos exercícios e a sua preferência é que seja feito após o treino para que os músculos fiquem relaxados.
Imprevisto com relaxamento
É difícil alongar no exato momento em que sofreu a câimbra, concorda? Afinal, o músculo não consegue relaxar. Ana Claudia transmite logo na sequência dicas para recuperação rápida.
“Auto massagem de soltura, aplicação de gelo ou a recuperação ativa que vai promover a oxigenação dos tecidos. Com isso, manter o fluxo e o processo de regulação do controle motor normal, ou seja, você vai reduzir os quadros que você não manda no movimento, contrações involuntárias e muitas vezes em dores intensas”, explica.
Alimentação
Outro “item” sério para que você não lide com essa experiência desagradável na hora do play. A nutricionista Beatriz Finizola explica que entre os principais motivos para câimbras são as ausências de micronutrientes, como potássio e magnésio.
“Uma alimentação completa e com o aporte ideal visa evitá-las (Câimbras). Para um maior aporte desses micronutrientes a inclusão de sementes em geral”, recomenda a especialista. Além disso, outros alimentos que ajudam a evitar as câimbras são:
- Abacate;
- Castanha de caju
- Amendoim;
- Banana;
- Aveia;
- Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha);
- Beterraba;
- Batata doce;
- Folhas verde escuras em geral;
- Iogurte natural;
- Queijos.
Quem são elas?
Além do seu cargo na UFSCar, Ana Claudia Duarte formou-se em Fisioterapia nessa instituição federal do interior de São Paulo, é mestre em Bioengenharia – Inter unidades na EESC/FMRP/USP (Escola de Engenharia de São Carlos – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo) e doutora em Ciências Fisiológicas pela UFSCar.
Beatriz Finizola é bacharel em Nutrição pela Unigranrio (Universidade do Grande Rio), pós-graduada em emagrecimento e metabolismo e cursa pós-graduação em nutrição esportiva. Beatriz concilia os seus atendimentos particulares com o seu vínculo na empresa Online Foguete, plataforma de aulas ao vivo para academia.