“Correr sentado” prejudica o corpo

Veja como identificar se está executando a corrida de forma adequada

Corrida

Corrida

Por Lygia Haydée

Durante a corrida, é preciso correr para frente, impulsionando o corpo com o objetivo de deslocá-lo na horizontal. Mas nem sempre o atleta tem uma boa mecânica de corrida. Isso pode fazer com que a fase de pouso das passadas aconteça de forma incorreta. Já ouviu a expressão “correr sentado“? Ela está relacionada à má execução do exercício.

“O pé que está aterrissando deve sempre estar abaixo do quadril. Neste momento, alguns corredores tocam o solo, mas o quadril fica para trás e para baixo. Vendo lateralmente, parece que ele está sentado. Daí a expressão correr sentado”, explica a líder do grupo de corrida da Companhia Athletica – Unidade Anália Franco André Masella.

Uma das maneiras de saber se está realizando o movimento de forma adequada é observar também como anda. “Se na própria caminhada você verificar que ‘senta’, procure uma clínica de fisioterapia especializada em trabalhar desequilíbrios musculares e posturais”, recomenda Masella.

Se você tende a “sentar” enquanto corre, aposte em exercícios educativos e de propriocepção, além de incluir na sua rotina de treinos movimentos que fortalecem a região abdominal, responsável por manter a postura correta durante as passadas.

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você