Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Corrida de Aventura: desafiando limites

Conheça a modalidade multi-esportiva em meio à natureza

Corrida de Aventura
Foto: Arquivo Pessoal/Rafael Campos
[PAGE TITLE]

Se o contato com a natureza, aventura, esportes como mountain bike, canoagem e corrida te atraem, a Corrida de Aventura pode ser a modalidade perfeita para expandir seus horizontes e desafiar seus limites.

Em meio à natureza, as competições têm como objetivo percorrer o trecho estipulado no menor tempo possível, enfrentando obstáculos naturais como montanhas, rios e morros. As provas são realizadas em equipes de quatro pessoas ou em duplas, envolvendo modalidades como trekking, mountain bike, canoagem e, em trechos mais complexos, rapel, tiroleza, arvorismo e escalada.

Foto: Arquivo Pessoal/Rafael Campos

Equipe Quasar durante uma competição/Foto: Arquivo Pessoal/Rafael Campos

Rafael Campos, guia de rafting e capitão da Quasar, uma das mais tradicionais equipes de corrida de aventura do Brasil, explica que existem provas para iniciantes com percursos de 30 a 50km, que vão de quatro a dez horas de duração, e também competições expedicionárias de até 900km, que podem durar mais de uma semana. “Tudo é feito de forma ininterrupta. As paradas para descanso, alimentação, troca de roupas e modalidades devem ser gerenciadas pela equipe. Muitos têm medo, por isso as provas são indicadas para pessoas corajosas, que buscam expandir seus limites e acreditam no seu potencial.”, afirma.

Diferentemente de outras competições multi-esportivas como o triatlon, em que as distâncias de cada modalidade e a ordem são específicas, nas corridas de aventura a ordem é aleatória e as modalidades podem se repetir ao longo do percurso. As provas acontecem em cidades ricas em turismo ecológico. No estado de São Paulo, os municípios de Botucatu, Brotas, Ubatuba, Campos do Jordão e Socorro estão entre as principais opções.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Quem pode participar?

Além de coragem e disposição, participar de uma corrida de aventura exige certa prática na corrida, natação e pedalada. Saber remar e navegar também são aspectos importantes, mas não fundamentais. Segundo Rafael, o participante pode fazer um curso de navegação de um dia para aprender os conceitos gerais e exercitar a remada durante a prova.

Foto: Arquivo Pessoal/Rafael Campos

Foto: Arquivo Pessoal/Rafael Campos

O equipamento também é por conta do atleta: mountain bike, capacete, bússola, comida e água são itens obrigatórios. Treinar constantemente as modalidades também é indispensável. O personal Valdemar Taka, veterano de competições, ressalta que como em qualquer esporte, há o risco de acidentes inerentes à cada modalidade e da própria natureza, como falhas no equipamento, animais peçonhentos e mudanças climáticas, mas que podem ser minimizados com treinamento e cuidado pessoal. Antes de se inscrever, é importantíssimo estar em ordem com a saúde. O acompanhamento médico é essencial para qualquer pessoa que pretende se aventurar nas competições.

Além de conhecer lugares com paisagens fantásticas, as corridas de aventura exercitam habilidades importantes como disciplina, capacidade de trabalho em equipe e determinação. As provas fazem com que o atleta desafie seus limites e evolua nas modalidades.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Para mais detalhes, dicas e inscrições, acesse os sites:
Adventuremag 
Haka Race 
Adventure Camp 
Ultra ADV

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos