Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Conheça 7 vantagens da cafeína no Dia Internacional do Café

No Dia Internacional do Café, veja como a cafeína, além de ser um estimulante poderoso, também ajuda na prática de atividade física.

Dia Internacional do Café
Foto: GettyPremium.com

Tomar um café é um hábito bem comum dos brasileiros. E a cafeína não só estimula, como também tem vantagens para a prática esportiva. Pois, é uma substância que ativa os músculos, dando mais rendimento durante o exercício, e ajudando simultaneamente a perder peso. Então, aproveite que 14 de abril é o Dia Internacional do Café para ver suas vantagens!

7 vantagens da cafeína!

1.     A cafeína aumenta a energia porque favorece a absorção pelo corpo dos hidratos de carbono. Desta forma, existe mais glicose disponível para poder ser aproveitada pelos músculos.

2.    Aumenta a resistência física ao aumentar a quantidade de adrenalina no cérebro. Ela atua como um estimulante mental, então obriga o usuário a um esforço maior durante mais tempo.

3.    Retarda a fadiga e o esgotamento muscular. Pois, a cafeína tem semelhanças com a adenosina, o neurotransmissor que se encarrega de transmitir a informação de cansaço ao cérebro. Quanto maior for o cansaço, mais se produz adenosina. Como a cafeína é parecida com a adenosina, os neurônios não distinguem a diferença e juntam-se a ela. Quando a cafeína ocupa o espaço nos neurônios reservado à adenosina, evita que o cérebro receba a informação de cansaço.

4.    Aumenta a produção de catecolaminas no plasma e permite ao organismo adaptar-se ao esforço físico e mental.

5.    Ajuda a perder peso durante o exercício, embora não queime gorduras como se ouve dizer. A razão desse mito é muito simples: o aumento de adrenalina faz com que você treine com uma intensidade maior, e como também aumenta a resistência, a cafeína ajuda que você treine por mais tempo e, por isso, queima mais gordura.

6.    Diminui as dores musculares durante o treino. As pessoas que não bebem habitualmente café, sentem mais os efeitos.

7.    Protege o cérebro. Vários estudos apontam para uma relação entre o consumo de café e a doença de Parkinson – ela reduz em cerca de 60%. Pois, aparentemente, a cafeína tem um efeito protetor para o cérebro sempre que tomada com moderação (entre duas ou três xícaras por dia).

Então, está esperando o que para aproveitar o Dia Internacional do Café para apostar na bebida?

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Há motivos de sobra para aliar a cafeína com os treinamentos

Nutrição

É só adotar o consumo regular para potencializar a performance

Nutrição

Assim, essas bebidas são indicadas para boa performance esportiva

Nutrição

Nutricionista revela como o café age em nosso organismo, fornecendo benefícios essenciais para a prática de exercícios físicos