Seja na rua, na praia, no clube ou mesmo na esteira, muitas pessoas começam a correr algumas vezes por semana para tentar emagrecer. Porém, muitos ainda têm dúvida: correr emagrece mesmo?
De acordo com o coordenador da UPX Sports e do curso de Educação Física da Universidade Positivo (UP), Zair Cândido, sim! “A corrida é um dos exercícios aeróbicos mais eficazes para o metabolismo de gordura, porque ela utiliza o oxigênio como parte do processo fisiológico e a gordura só é metabolizada na presença do oxigênio”, explica.
Além disso, a depender da intensidade do exercício e de outras questões, a corrida pode gastar de 400 a 1000 calorias por hora. E esse gasto continua mesmo depois da corrida, quando o corpo está se recuperando. Ademais, corre causa liberações hormonais interessantes para a perda de peso.
“A corrida regula os níveis de glicemia e melhora a sensibilidade à insulina, que é um hormônio que controla a entrada de glicose nas células e, consequentemente, forma mais gordura em quem tem uma vida mais sedentária”, comenta o profissional.
Ou seja, se feita da forma correta, a corrida emagrece mesmo! Lembrando que também é preciso ter outras atitudes, como uma alimentação mais saudável, para ver resultados. A seguir, veja dicas para começar a emagrecer com a corrida:
Como estruturar a corrida para perder peso
Para quem vai começar a corrida e tem como objetivo o emagrecimento, é interessante ter o acompanhamento de um profissional de educação física. Ele vai conseguir adaptar seu treino ao seu nível, de forma que otimize o gasto calórico e acelere o metabolismo.
Para quem é iniciante, por exemplo, é importante primeiro adaptar o seu sistema aeróbico ao exercício. “Isso quer dizer que ele vai melhorar o consumo máximo do oxigênio, que é o VO2 – a quantidade de oxigênio gasto pelas fibras musculares durante um exercício aeróbico por minuto. Quanto mais oxigênio uma pessoa conseguir absorver, melhor será a condição aeróbica e melhor serão a performance e a metabolização de gordura”, esclarece.
Quem tem mais experiência, por sua vez, pode correr mais vezes por semana e de forma diferente. “Uma boa dica é iniciar com caminhadas alternadas com corridas, trotes, com uma duração de 30 a 45 minutos. Assim, é possível melhorar a capacidade aeróbica durante pelo menos uns 45 a 60 dias”, comenta o especialista.
Depois, é possível até chegar a seis treinos por semana, desde que isso seja feito no seu ritmo e com segurança.
