Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Treinos

Esportes de praia: quanto tempo de treino diário é necessário? Entenda

Saber respeitar o seu limite na areia impede lesões musculares

Esporte de praia
Esporte de praia - Shutterstock

Não importa se é beach tennis, vôlei, beach soccer, futevôlei, frescobol, ou seja, o esporte de praia vive o seu “boom” no Brasil. Os adeptos desses esportes só aumentam dia após dia. Ainda assim, muitos pegam “carona” na novidade e esquecem dos cuidados. Por exemplo: qual é o tempo ideal de treino diário para esporte de praia?

A resposta e os demais auxílios sobre o esporte de praia

“Depende muito da intensidade do treino, mas em média um treino de 60 minutos já é o suficiente para termos bons resultados, como condicionamento físico, melhora no sistema endócrino e alimenta hipertrofia (massa muscular). Sem contar que treinos na areia são ótimos para quem tem alguma patologia leve nos joelhos, pois o impacto paras articulações são menores”, afirmou em entrevista com exclusiva para o Sport Life o personal trainer da Evoque Academia Patrick Ebber.

A outra orientação de Patrick é que não repita os exercícios do dia anterior, isto é, os estímulos desses trabalhos estão recentes e o seu corpo não vai absorvê-los com a eficiência do último treino realizado.

“Pode treinar 24h depois sendo outro grupo muscular, porém não o mesmo grupo muscular que foi treinado no dia anterior. As fibras musculares precisam de no mínimo 48h para ter uma boa recuperação e aí sim treinar aquela musculatura novamente”, explicou Patrick.

Então, existe o risco de lesão caso treine mais de uma vez ao dia. O corpo humano nunca não pode ser comparado como uma máquina. Existem articulações, músculos, hormônios e todo sistema neural usados a partir do momento que acordamos.

“Precisamos dormir para ‘carregar a bateria’ da nossa mente, recuperar nossos músculos, nossas articulações e se alimentar bem para podemos acelerar esse processo e termos bons resultados”, acrescentou Ebber.

Qual exercício serve para complementar o treino na areia?

“Sugiro fazer juntamente uma academia. Pois dentro de uma academia conseguimos fazer treinos de fortalecimento muscular, hipertrofia e treinos específicos para prevenção de lesões”, finalizou Patrick Ebber.

Dados

O levantamento da TotalPass citou que a houve o aumento de 120% da procura por esportes de praia no primeiro trimestre de 2022. Há apenas na cidade de São Paulo 200 centro esportivos de esportes de praia e no Estado paulista há o acréscimo de 500 unidades.

A FPFv (Federação Paulista de Futevôlei) já anunciou que essa atividade aumentou mais de 250% na época da pandemia do coronavírus e que a participação de crianças, adolescentes e mulheres triplicou de 2018 a 2021.

Beach Tennis é a “bola da vez” dos esportes praianos. Os números da CBT (Confederação Brasileira de Tênis) apontam que existiam 400 mil praticantes da modalidade em 2021 e esse número subiu para 1,1 milhão no ano de 2022, feito que denotou o crescimento de 175%.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

Saúde

Outro estudo que denota o perigo do consumo dessa bebida

Treinos

Essa compreensão é importante antes de montar cronograma de treinos

Emagrecimento

Essa proposta ainda precisa ser cumprida de acordo com seu limite

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

Saúde

Outro estudo que denota o perigo do consumo dessa bebida