Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Frutose derivada do milho merece atenção redobrada

Utilizado para adoçar alguns alimentos, o xarope de milho, que não é nutritivo, alavancou o consumo de frutose nos últimos anos

Frutose derivada do milho merece atenção redobrada
Foto: Shutterstock

Quando se fala em frutose, automaticamente se pensa em frutas. No entanto, nem sempre o açúcar dela é frutose e nem só nelas a frutose está presente. Batizado também de levulose, esse açúcar é obtido do mel, de alguns vegetais e do milho, onde requer atenção máxima.

A frutose derivada do milho é foco de preocupação na saúde pública por ser largamente utilizada na fabricação de alimentos. É um produto obtido industrialmente da glicose, que é feita do amido, subproduto do fubá, que um dia foi milho. Desse complexo processamento chega-se ao xarope de milho, um ingrediente de baixo custo, elevado poder adoçante e que nada tem a ver com o nutritivo milho que conhecemos.

Portanto, aquela frutose que vemos em muitos rótulos de alimentos nada mais é do que xarope de milho. Devido ao seu uso generalizado pela indústria alimentícia para adoçar geleias, doces, bolachas, molhos prontos, sucos e refrigerantes, ele alavancou o consumo de frutose nas últimas décadas.

Contudo, é preciso uma redução da ingestão de alimentos com adição de açúcar. Portanto, fique atento aos alimentos contendo ingredientes como xarope de milho, frutose, adoçante de milho, levulose, mel e dextrose, além da conhecida glicose.

O consumo de frutose proveniente das frutas também deve ser moderado, especialmente em pessoas que precisam perder peso ou controlar os níveis de açúcar no sangue. Pois, estudos já mostraram que o consumo excessivo está relacionado com o desenvolvimento da síndrome metabólica, incluindo obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Também há estudos que apontam que o consumo seu reduz a secreção de leptina no organismo, importante hormônio para o controle do peso.

No entanto, não representa um perigo à saúde, desde que consumido com moderação, já que apresentam uma sinergia de nutrientes e fibras que favorecem a sua metabolização. Leia sempre a relação de ingredientes dos alimentos processados antes de comprá-los e dê preferência aos frescos.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Descubra quais estratégias podem melhorar o seu rendimento físico e a qualidade do treino

Nutrição

São dicas para impedir que o doce “estrague” o seu plano alimentar

Nutrição

Cortar carboidratos da alimentação é uma estratégia perigosa, mas que pode sim dar resultados

Fitness

Endocrinologista e nutricionista revelam os segredos para o público feminino conquistar a hipertrofia

Nutrição

Profissionais explicam a eficácia e os impactos de aumentar a quantidade de proteínas na dieta com o objetivo de atingir a hipertrofia

(+) Esportes

Se você quer começar a praticar esporte, mas não sabe por onde começar, veja quais são as possíveis tendências no Brasil

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Basta comer com moderação para conquistar resultados expressivos

Nutrição

Fácil de encaixar no dia a dia, alimento pode contribuir para o bom funcionamento do organismo