Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Treinos

Lesões em esportes de praia: como prevenir possíveis problemas

São modalidades que vivem período de crescimento pelo Brasil

Lesões em esportes de praia
Lesões em esportes de praia - Shutterstock

Beach tennis, futevôlei, beach soccer e vôlei são os esportes de praia, que no momento atraem muitos adeptos. Ou seja, é comum ver em várias regiões do país diversos centros esportivos com locais para prática dessas modalidades. Contudo, este “boom” não impede ninguém de lidar com malefícios. E aí surge um questionamento: o que fazer para se prevenir de lesões em esportes de praia?

Como prevenir lesões em esportes de praia

“Um treino de musculação bem preparado pode aumentar sua força muscular, fazendo com que a prevenção de lesões seja um aporte real do corpo. Afinal de contas, são os músculos que sustentam as articulações”, afirmou Bruno Freitas, que é orientador de atividade física e especialista em treinamentos de corrida na Cia Athletica.

Nesse sentido, o Bruno pontuou que a musculação serve como “base” de todos os esportes. E o motivo se dá exatamente pela caracterização de manter o corpo forte e sadio. O que faz com que um praticante esteja melhor para quaisquer práticas que escolha fazer.

A agilidade é uma característica que não é adquirida somente na hora do “play” na areia, isto é, também se consegue por meio de um treino bem feito em uma academia, ainda mais pelos movimentos que são exigidos de um competidor.

“A musculação também pode fazer com que seu corpo tenha uma resposta mais rápida para os movimentos. Já que os treinos fazem com que seus músculos tensionam e relaxem repetidas vezes, aumentando e melhorando a comunicação com o cérebro”, detalhou Freitas.

É de se ressaltar que essa conciliação só vai agregar para o rendimento de um atleta profissional ou amador. “Conhecendo os movimentos e as solicitações que este tipo de esporte pede, fica claro que o emprego da musculação em conjunto aos outros treinamentos pode trazer mais segurança e melhora da performance”, explicou o profissional.

Por que os esportes de praia traz o perigo de lesão?

Além de requerer qualidades peculiares de um praticante, essa questão passa despercebida por conta de ainda haver neste momento pouco material disponível de aprendizado para a melhora da prática desses esportes.

“A areia por ser um piso irregular pode causar ferimentos articulares, como entorses, torções e entre outros. Outro ponto importante desses esportes é que exigem qualidades físicas bastante específicas, como potência, velocidade de reação e agilidade, cobrando uma resposta intensa e rápida dos músculos”, encerrou Bruno Freitas.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Essa fruta costuma estar no cardápio de uma pessoa que quer emagrecer

Nutrição

É mais uma boa opção para quem quer emagrecer

Nutrição

Consumo que traz efeitos satisfatórios em longo prazo

Treinos

Esse tema está sujeito a novos desdobramentos

Nutrição

Outra tese para reforçar a preocupação na hora de "petiscar"

Saúde

Lembre-se que a paciência impacta na conquista de resultados

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Essa fruta costuma estar no cardápio de uma pessoa que quer emagrecer

Nutrição

É mais uma boa opção para quem quer emagrecer

Nutrição

Consumo que traz efeitos satisfatórios em longo prazo

Treinos

Esse tema está sujeito a novos desdobramentos