Dicionário do CrossFit: conheça os termos da modalidade

Sabe o que significa WOD, chipper ou RX? Conheça o significado das principais palavras usadas no mundo do CrossFit e fique por dentro!

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Foto: Reprodução / iStock

No segmento esportivo existem infinitas modalidades, e cada uma delas forma um grupo que possui características exclusivas. Com o CrossFit, isso não é diferente: o programa de treinamento que faz sucesso no mundo fitness possui linguagem própria. WOD, AMRAP, Metcon… Você sabe o que significam estes termos? Se não faz ideia do que estamos falando, não tem problema! A seguir, explicamos os termos mais comuns utilizados no CrossFit:

1. Workout do dia (WOD)

WOD é usado como uma abreviação para “treino do dia”. Objetivo e simples, essas são as palavras que definem os movimentos que o treinador, ou coach, usa para descrever o treino que provavelmente, irá levar o praticante para conhecer o inferno. Intenso!

 

2. As Many Reps As Possible (AMRAP)

Essas siglas significam quantos rounds ou repetições possíveis em uma sequência no tempo determinado do WOD. Por exemplo: AMRAP de seis minutos de 5 deadlifts, 10 pull-ups, 20 double unders. Quando os 6 minutos acabarem, o atleta deve anotar o total de rounds ou repetições concluídos.

 

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3. Metcon

É a abreviação para “Metabolic Conditioning”, ou condicionamento metabólico. Geralmente é no estilo AMRAP de alguns movimentos repetidos. O benchmark wod “Cindy” (20 minutos de 5 barras, 10 flexões e 15 agachamentos) é um bom exemplo. Haja força!

 

4. Thruster

O thruster é um exercício tão intenso que deixa os crossfitters de cara feia! Especialmente durante o WOD “Fran” – depois de fazer 45 vezes junto com pull-ups. O movimento é uma combinação de agachamento com push press. Comece na posição de rack frontal – posição em pé com a barra encostada à frente de seus ombros. Execute um agachamento completo, mantendo a barra na altura dos ombros. Volte à posição de pé com um “empurrão” de movimento explosivo e levante a barra sobre sua cabeça. Entendeu? Agora, faça tudo novamente!

 

5. Double Unders (DU)

É o salto duplo de corda, a corda deve passar sob seus pés duas vezes enquanto você ainda está no ar. Parece difícil, não é? Como alternativa, você pode fazer três saltos simples (single unders) para cada double under (por exemplo, 20 DU para cada 60 SU). Ou seja, três saltos comuns, para cada salto duplo. Insano!

 

6. Pistols

Um pistol é um agachamento de uma perna só, ele vai ajudar a isolar cada perna fazendo um trabalho individual com cada uma e também vai fortalecer seu posterior de coxa.

 

7. Snatch

O snatch é um exercício feito com uma pegada bem aberta para levantar uma barra do chão para uma posição elevada acima da cabeça em um movimento rápido e fluido. A dica é manter a barra o mais perto possível de seu corpo quando fizer a puxada, pois isto te dará equilíbrio.

 

8. Chipper

O chipper consiste de uma série de vários movimentos (geralmente de 5 a 10), onde o atleta tenta terminar tudo o mais rápido e humanamente possível. Modo “Flash”, ativar!

 

9. Kipping

O kipping é um exercício que usa força explosiva a fim de ganhar impulso ao executar: pull-ups, hand stand push up (flexões de braço na parada de mão), e dips. Por exemplo, pull ups Kipping são executadas sem soltar da barra. Este movimento começa na barra de pullup com uma poderoso balanço de quadril, um pontapé explosivo e forte puxada dos braços, para criar uma dinâmica suficiente para passar o seu queixo acima da barra. Sofrimento à vista!

 

10. RX

Quando um WOD é feito na categoria RX significa que o atleta realiza todas as modalidades, utilizando o peso e repetições prescrito. No crossfit, todos WODs podem ser adaptados para o seu nível de condicionamento físico – mas o objetivo é chegar no nível RX. É difícil, mas não é impossível!

 

11. Ass to Grass/Ground (ATG)

A sigla ATG garante que você está agachando o mais baixo possível, durante um front ou back squat.

 

12. CrossFit Total (CFT)

O CFT permite que um atleta possa mensurar o quão forte estão testando três modalidades funcionais: back squat, strict press e deadlift. Ele é o melhor resultado de três tentativas destes três movimentos e a soma do peso máximo de cada movimento realizado que vai resultar em uma pontuação final.

 

13. Tabata

Tabata é um método de movimento e descanso associado com muitos WODs. Por exemplo: por 20 segundos, faça o máximo de repetições de um determinado movimento (sit ups, pull ups, flexões, etc.). Em seguida, descanse por 10 segundos e repita isso mais sete vezes (num total de oito séries). Depois que terminar os 4 minutos, sua pontuação é o menor número de repetições para qualquer um dos intervalos de oito, ou a pontuação total. Coloque a matemática em dia antes de começar os treinos!

 

14. Pood

O pood é uma unidade russa de medida usada para kettlebells. 1 pood é igual a 35 libras (ou 16 kg); 1,5 pood são 53 libras (24 kg) e 2 poods são 71 libras (ou 32 kg).

 

15. PR

Você vai ouvir “PR” quando um atleta conquistar o seu recorde pessoal em um levantamento. É o mesmo que RM, repetição máxima.

Fonte: Men’s Fitness / Tradução: Brenda Prestes

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