Durante alguma infecção ou problema de saúde, a manutenção muscular é uma das principais preocupações de quem pratica atividades físicas. E com a Covid-19 não é diferente. Mesmo pessoas ativas, que estão fora do grupo de risco e foram devidamente vacinadas podem sofrer com os efeitos negativos de uma possível infecção pelo coronavírus. Sem falar que o risco de desenvolver sequelas através da Long Covid também não pode ser descartado.
Fora isso, o recente crescimento da variante Ômicron, ainda deixou um alerta sobre como a Covid-19 pode debilitar fortemente a saúde, mesmo após casos mais leves e passageiros. E convenhamos, ninguém quer ficar doente e ver todo o trabalho que teve na academia ser, praticamente, jogado fora com a perda de massa magra. Por isso, a manutenção muscular é um ponto que merece atenção.
Além disso, ao preservar o máximo de massa muscular no organismo, também é possível acelerar a recuperação e prevenir possíveis sequelas de longo prazo. Algo que ressalta ainda mais a importância que a manutenção muscular tem para a saúde e o bem-estar.
E, para evitar grandes prejuízos durante a Covid-19, além de procurar auxílio médico e seguir à risca o tratamento indicado, também é fundamental manter uma boa alimentação. Segundo a recomendação da nutricionista Adriana Stavro, para alcançar a manutenção muscular, o ideal é apostar em combinações saudáveis de carboidratos e proteínas, mesmo durante pequenos lanches.
Com o objetivo de facilitar a vida de quem não quer perder massa muscular, a especialista listou algumas boas opções de carboidratos e proteínas para incluir na alimentação. Confira:
Fontes saudáveis de carboidratos:
- Abóbora;
- Cenoura;
- Beterraba;
- Batata doce;
- Mandioca;
- Pão;
- Massas;
- Arroz.
Obs: Stavro recomenda a escolha de versões integrais para obter mais fibras.
Fontes saudáveis de proteínas:
- Ovos;
- Lentilhas;
- Soja;
- Tofu;
- Sementes de abóbora;
- Sementes de gergelim;
- Nozes;
- Amêndoas;
- Carnes suínas magras;
- Aves;
- Peixes.
Importante: a alimentação pode ajudar na manutenção muscular, mas, por si só, não serve como tratamento para a Covid-19. Por isso, ao identificar qualquer sintoma da doença, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente e manter-se isolado de outras pessoas.