Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Sequelas pós-Covid: 5 problemas que merecem atenção

Especialistas recomendam acompanhamento médico mesmo após a cura da doença

Sequelas pós-Covid
Foto: Shutterstock

Sequelas pós-Covid, com o passar do tempo, demonstram que as infecções por coronavírus podem trazer muitos outros problemas, além dos que já conhecemos. Após a chegada da variante Ômicron, o número de infectados também voltou a subir no Brasil e é algo que nos coloca em alerta novamente.

Com o alto número de pessoas que já tiveram a doença, começam a surgir as sequelas pós-Covid que, caso não sejam investigadas e tratadas adequadamente, podem render sérias complicações. “Para as pessoas que tiveram a forma grave da doença, além de inúmeras queixas, a recuperação da massa muscular perdida está entre as prioridades”, conta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

No entanto, pessoas com sintomas leves ou até mesmo assintomáticas, também podem apresentar algumas queixas de saúde. As principais delas são: “o cansaço físico e emocional, a fraqueza muscular, a falta de ar, as alterações de paladar e olfato, as disfunções circulatórias, que podem ter várias consequências, desde a formação de pequenos coágulos até a queda de cabelos”, explica a médica.

Por isso, a principal maneira de evitar que as sequelas pós-covid se tornem um caso sério de saúde, é realizar um acompanhamento clínico mesmo após a cura da doença. Com o objetivo de conscientizar as pessoas, separamos o relato de médicos especialistas, sobre os cinco principais problemas que podem aparecer depois de uma infecção por coronavírus. Confira:

1. Trombose

“Isso acontece porque o agente patógeno causador da Covid-19 desencadeia um processo incomum de coagulação, favorecendo a formação de coágulos nas veias e, consequentemente, aumentando a incidência de quadros de trombose. Além disso, o coronavírus também favorece o surgimento de trombose nos pequenos vasos, causando uma inflamação na parede das artérias e dos vasos”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

2. Problemas neurológicos

“O cérebro acaba sendo um alvo fácil durante o processo de doença por diversos acontecimentos em simultâneo no corpo”, explica o Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

3. Queda de cabelo

“A perda de cabelo é um fenômeno bem descrito após qualquer estresse fisiológico no corpo. Embora ainda não tenhamos estudo científico sobre o assunto, essa queda pode estar ligada ao estresse físico e psicológico que os pacientes vivenciaram com a infecção”, diz o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

4. Enfraquecimento muscular

“A fadiga, inclusive, se deve a várias causas, e pode ser decorrente da perda de massa muscular causada diretamente pelo vírus. Quanto maior a gravidade da infecção, maior o comprometimento a longo prazo”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do American College of LifeStyle Medicine.

5. Problemas cardíacos

De acordo com um estudo publicado pela Experimental Physiology, quem teve contato com a Covid-19, mesmo que seja jovem, pode ter danos à saúde no futuro. “O aumento da rigidez das artérias, em particular, foi encontrado nesses jovens. Isso pode afetar a saúde cardíaca e ser importante para outras populações que experimentaram casos graves do vírus. O estudo destaca que esses adultos jovens e saudáveis podem ter risco aumentado de complicações cardiovasculares, que podem continuar por algum tempo após a infecção por Covid-19”, explica o Dr. Juliano Burckhardt, médico cardiologista, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da American Heart Association.

Fonte: Saúde em Dia

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Saúde

Outro motivo para atingir a meta proteica de forma saudável

Saúde

A vida física ativa é que dita os resultados dessa proposta

Saúde

A palavra de um especialista ajuda a evitar estratégias duvidosas