Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Mizuno Uphill: 42K de vento implacável, com chuva e surpresas felizes

Apesar do tempo pouco indulgente, todos completaram a prova com sucesso e descobriram que o limite não existe

Uphill Mizuno

Texto e foto por: Amanda Preto

Ao conversarmos com alguns corredores no momento pré-prova, muita alegria e vontade de encontrar seus próprios limites superados na linha de chegada, a 42K de onde estávamos. Para muitos, era a primeira maratona da vida. Como não ficar ansioso diante de um desafio sem rosto? Tudo parecia conspirar contra o entusiasmo dos 300 guerreiros. Desde a largada, o vento não estava de brincadeira, tampouco a chuva, que chicoteava o rosto de todo mundo. Ao olhar para o céu preto, estava confirmado que aquela manhã não seria nada fácil. “Tô bem tranquilo para fazer essa maratona. Só neste ano, já participei de 20 provas”, conta o ultramaratonista Leandro Carvalho, com o semblante feliz como o de quem vai para uma festa.

Dada a largada, o humor negro tomava conta ao som de Highway to Hell. Como não rir do inesperado? O jeito era seguir em frente e cantar pra subir – literalmente. O percurso começava em uma altitude de 154 m e terminava nos 1419 m. Durante o trajeto, muitos seguiam focados no seu tempo, na sua capacidade de manter o fôlego com um ar que se tornava cada vez mais rarefeito. O preferido para ganhar essa parada era Clayton Conservani, jornalista da rede Globo conhecido pelas suas aventuras extremas no mundo do esporte. Mas o inesperado aconteceu. Dois atletas disputaram durante toda a prova o primeiro lugar: Gabriel Picarelli e Roberto Tadao, que se mantiveram quase equiparados. Em um momento, apenas 40s separavam Gabriel de Roberto.

SAIBA MAIS: SOL FORTE MARCA A XX MARATONA DE SÃO PAULO

Na van, acompanhamos o progresso de todos os corredores. Foi um caminho e tanto, pois olhávamos o esforço de todos que estavam lá e queríamos que no pódio coubesse aquela horda inteira. Ao chegarmos à reta final antes dos vencedores, avistamos um vulto se aproximando. Era Roberto Tadao, que ultrapassou Gabriel Picarelli entre os km 30 e 32 da prova. “Me preparei muito para esta prova. Ontem (no dia anterior à prova) vim conhecer o que me esperava. Acho que isso ajudou muito”, conta Tadao, que bateu o recorde do primeiro lugar do ano passado, Leonardo Maciel – 3:13:30 contra 3:31:31.

Não demorou um minuto e lá estava o Picarelli cruzando a linha de chegada. Sorriso no rosto, sinal de gratidão por tudo ter dado certo apesar das cãibras, que fizeram o atleta ser ultrapassado por Tadao. “Estou muito feliz com o meu resultado, essa foi uma das provas de asfalto mais desafiadoras para mim. Algumas curvas foram bem complicadas: eram estreitas e a chuva exigiu muita cautela”, explica o atleta, que completou a prova em 3:14:28.

Sem dúvida, a corrida é uma virtude meio viciante que faz muita gente voltar a enxergar o sentido da vida. Cleber Castilhano, o terceiro colocado masculino da Uphill, que o diga. Há seis anos, Cleber lutava contra as drogas, que dominaram por muito tempo a sua liberdade. “É uma emoção cruzar essa linha de chegada e lembrar de tudo o que eu passei. A corrida é a minha vida, eu saí de um vício para entrar em outro”, conta, com lágrimas nos olhos. Com o passar do tempo, os outros competidores foram chegando: de abraços apertados a pedidos de casamento, esse foi o cenário da Uphill deste ano: a certeza de que lá na linha de chegada o encontro com a sua conquista é garantido.

Confira a galeria completa da Uphill Marathon:

[galeria id=20]

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação

Fitness

Opções que ajudam até a abandonar o estilo "convencional"

Nutrição

Outra prova de que é possível curtir o fim de semana de maneira equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Recomendações que ajudam a criar a relação de paixão com as pistas

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta

Corrida

A corrida exige muitos cuidados para prática segura