Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Netshoes Fun Race: confira dicas de preparação para a 2ª edição da corrida

A Netshoes Fun Race acontece no dia 23 de abril. O fisiologista do esporte Flávio Mendes dá algumas dicas para auxiliar na preparação!

corrida netshoes fun race
Foto: Divulgação / Netshoes Fun Race

Com o tema “Seu Novo Jeito de Correr”, a Netshoes Fun Race acontece no dia 23 de abril, a partir das 7h, na região do Parque Ibirapuera. Em sua 2ª edição, a prova apresenta duas opções de percurso: corrida 6 km, para aqueles que são mais iniciantes na prática da corrida, e corrida 10 km, para quem já pratica a modalidade e está treinado para essa distância.

Visando auxiliar na melhor preparação para a prova, o fisiologista do esporte Flávio Mendes dá algumas dicas de como chegar bem na corrida.

 

Faça um check-up da sua saúde

check up anual saude

Foto: Reprodução/ iStock

A avaliação médica é o primeiro passo para começar o preparo de qualquer prova. A partir dos resultados dos exames, o corredor saberá como está sua saúde para então iniciar a atividade física. Isso é importante para que na hora da prova o corpo já esteja acostumado com a carga de exercício.

 

Escolha o tênis que mais lhe agrade

tênis

Foto: iStock

A escolha do calçado para praticar corrida é fundamental para o sucesso do exercício. “O melhor tênis é aquele que tem um bom amortecedor, que vai poupar as articulações para evitar contusões e impacto indesejado”, aconselha Flávio.

 

Treine adequadamente

 

Treino indispensável para quem quer começar a correr

FOTO: Shutterstock

O exercício físico deve ser feito todos os dias, com o tempo respeitando o limite do corpo. No começo, pode-se iniciar a corrida intercalando com caminhadas. Com o passar do tempo, deve-se aumentar a distância e o tempo da atividade. Só depois que já estiver condicionado a correr mais continuamente deve-se começar a se preocupar com a velocidade.

 

Leve a sério o alongamento

Mulher alongando

Foto: Istock

O alongamento antes do exercício físico é imprescindível para o bom desenvolvimento da atividade física. Devem ser realizados exercícios dinâmicos por um tempo de 30 segundos para o aquecimento de tecidos musculares e articulações. “Os alongamentos dinâmicos aumentam a lubrificação das articulações, melhoram a elasticidade e diminuem a viscosidade do tecido muscular, o que diminui o risco de lesões. Além disso, a longo prazo, proporcionam o aumento do comprimento muscular e melhoram a amplitude do movimento”, diz o fisiologista.

 

Hidrate-se e alimente-se bem

como prevenir candidíase e infecção urinária em corredoras

Foto: Reprodução/ iStock

É recomendado que o atleta beba de 400 a 600 ml de água duas horas antes da prova. Também é permitida a ingestão de isotônicos e bebidas esportivas ricas em calorias, vitaminas e sais minerais. Elas irão ajudar a repor os eletrólitos perdidos. Além disso, durante a prova, é importante ingerir cerca de 100 ml de água a cada vinte minutos. As duas horas após a atividade física intensa são essenciais para a absorção de líquidos. Para auxiliar na reidratação do corpo, são preferíveis bebidas geladas ou com um pouco de açúcar.

A alimentação também deve ser feita de forma balanceada e sem exageros, para não prejudicar o desempenho durante a prova. Antes da atividade, é recomendável ter uma dieta baseada em alimentos que sejam leves e pouco gordurosos, como frutas, verduras e legumes e que não fuja dos alimentos ingeridos no dia a dia. Após a prova, o cuidado com a alimentação deve continuar com a ingestão de carboidratos e proteínas magras para recuperar as energias.

A inscrição e compra do kit para a Netshoes Fun Race pode ser realizada no site: www.netshoesfunrace.com.br

VEJA TAMBÉM:

Correndo por uma causa nobre: corrida e caminhada GRAACC

Como deve ser a preparação para participar de uma corrida? Confira dicas

20 pistas de corrida em toda São Paulo para você conhecer

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Treinador revela sequência para elevar o gasto calórico e fortalecer os músculos da barriga ao mesmo tempo

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Nutrição

Outra tese que reforça que é possível comer bem de forma saudável

Saúde

Teste piloto já ajuda quem quer abandonar esse vício

Saúde

Problemas com a saúde respiratória tornam-se comuns nesta época

Nutrição

É o plano alimentar que alterna entre dias com baixo e alto teor de carboidratos

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta

Corrida

A corrida exige muitos cuidados para prática segura

Corrida

É mais uma modalidade que exige trabalho multidisciplinar de um atleta amador e profissional