Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Trombose: como usar a musculação para prevenir a doença

Atividade física bem realizada é uma das maiores aliadas da saúde vascular

Musculação pode prevenir trombose
Musculação pode prevenir trombose / Foto: Shutterstock

Hoje, 16 de setembro, é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. Uma data simbólica, criada para alertar a população sobre os riscos que a doença pode provocar para a saúde. Além de promover uma maior conscientização sobre os métodos de prevenção.

Musculação pode prevenir trombose

E, o que talvez algumas pessoas não sabem, é que a musculação é uma das melhores ferramentas para evitar o surgimento de doenças vasculares, como a trombose. “Quem sofre com varizes tem que enxergar a musculação como uma aliada ao tratamento, já que a hipertrofia da panturrilha, o coração das pernas, é essencial para o controle da doença venosa. Além de ser um ótimo modo de prevenir doenças como trombose e embolia pulmonar”, revela a Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Ou seja, usar a musculação para fortalecer as panturrilhas é fundamental para a saúde vascular e pode, sim, ajudar a prevenir uma possível trombose. Sem falar que a hipertrofia da região ainda proporciona um aspecto visual mais estético para o físico. Por isso, com a ajuda do treinador e assessor esportivo, Leandro Twin, separamos alguns métodos para focar nessa parte do corpo. Confira:

Como focar nas panturrilhas

1 – Não faça repetições exageradas

“Não treine diferente de outros grupos musculares em termos de repetições. A hipertrofia vai acontecer muito bem fazendo em torno de 6 a 12 movimentos. Eu vejo pessoas fazendo 50 repetições em exercícios de panturrilha, esse ácido láctico não vai gerar hipertrofia a mais”, afirma Twin.

2 – Certifique-se de que o movimento está completo

“Você não faz um meio supino e espera uma boa hipertrofia do peitoral. Portanto, faça o movimento de panturrilha o mais completo possível. Sinta-a alongar bastante”, recomenda.

3 – Atenção com a cadência

“Não faça o treinamento de panturrilha em uma velocidade rápida. Nada se treina assim. Ou, pelo menos, não deveria. Portanto, faça o movimento lento. Você pode usar o movimento explosivo na fase concêntrica [quando o músculo contrai], e dois ou três segundos na fase excêntrica [quando a musculatura é alongada]”, explica o treinador.

4 – Realize um trabalho de alongamento

“Muitas pessoas não conseguem fazer o movimento completo – o movimento da panturrilha já é mais curto – simplesmente por falta de flexibilidade, o que não acontece em outros músculos, então trabalhe flexibilidade com séries de alongamento”. Nesse caso, vale a pena consultar um profissional de educação física, para que ele analise o seu movimento e indique um trabalho personalizado.

Cada detalhe é importante

5 – Seja constante e sem exageros

Muitas pessoas, na ansiedade de conquistar panturrilhas, pecam por excesso. Realizando séries diárias para a musculatura, por exemplo. Enquanto outras fazem apenas um exercício específico por semana e não entendem por qual motivo a musculatura não responde. Ambos os métodos são equivocados. De acordo com Twin, o ideal é trabalhar a região duas vezes por semana. “Não precisa mais do que isso em um treinamento bem executado”, afirma.

6 – Não deixe de fazer exercícios com o joelho flexionado

Quando trabalhamos a panturrilha com o corpo sentado, ocorre um estímulo maior para um músculo interno que, apesar de não ser visível também é importante. “Ele pressiona os outros [músculos] que estão mais próximo da superfície, aumentando o seu diâmetro”, revela Twin.

7 – Para ganhar panturrilhas é preciso dar prioridade ao músculo

“Faça panturrilha primeiro no seu treinamento. Se você quer dar um foco maior, nessa fase da periodização nós queremos priorizá-las, então comece por elas”, recomenda o treinador.

8 – Técnicas avançadas são bem-vindas para a panturrilha

“Uma delas é o FST-7 que consiste em realizar um alongamento do músculo trabalhando entre as séries. Dessa forma, você mantém uma pausa ativa! Essa técnica vai focar hipertrofia e flexibilidade (como sugeri no item 4)”, finaliza Twin.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Treinos

Esse tipo de questionamento é comum principalmente para o iniciante

Nutrição

Alimentos naturais podem oferecer diversos benefícios que contribuem diretamente para a hipertrofia

Treinos

Cada ajuste é necessário para potencializar os resultados