Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Você deve se recuperar assim de uma maratona

Impossível terminar uma maratona tranquilão. Saiba o que você deve fazer para que a recuperação seja rápida

maratona
[PAGE TITLE]

maratona

 

Não tem jeito. Impossível terminar uma maratona tranquilão. Afinal, o impacto é prolongado e músculos e articulações sofrem,  Mas você sabia que algumas pessoas demoram mais para se recuperar? “Isso acontece devido às variações de cada atleta. Ou seja, a recuperação pós-prova está ligada à genética e ao treinamento realizado”, diz Paulo Lourega, fisiatra e membro da diretoria da Sociedade de Medicina do Esporte do Rio de Janeiro (SMEERJ). Por isso, além do preparo físico, é recomendado, também, que você planeje a sua fase de recuperação, para que ela ocorra de forma saudável e rápida. “Lembre-se de que correr uma maratona leva o seu corpo a um grau relativamente elevado de destruição do tecido muscular e, por isso, gasta-se algum tempo para recuperar as fibras musculares.

A destruição muscular depende de vários fatores, como peso, biomecânica de corrida, condições climatológicas, características do pavimento e nível da competição e do treinamento. “O período de recuperação começa no dia seguinte ao da competição e dura pelo menos 4 semanas. Nesse tempo, você pode fazer um trote suave, de curta duração, exclusivamente para relaxar.  A grama, por ser mais macia, é o lugar mais indicado para se correr. A natação também ajuda o maratonista a manter o condicionamento nessa etapa”, recomenda o profissional. Outra dica: cuide da alimentação, pois ela influencia, e muito, nesse processo. “A recuperação dos estoques de glicogênio muscular começa nas 2 horas posteriores à prova. É nesse momento, chamado de janela de oportunidade, que a absorção dos carboidratos é favorecida. Por isso é tão indicado comer frutas, que são ricas em carboidratos e sais minerais, ou outras fontes do nutriente”, diz Lourega. Mantenha, ainda, uma dieta rica em carboidratos por dois ou três dias.  E leve esse mesmo período de tempo para voltar a comer o que estava acostumado antes da prova.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Nutrição

Nutricionista revela como a fruta pode ser vantajosa para a saúde e o desempenho esportivo

Saúde

Especialistas de diversas áreas revelam como a atividade física pode atuar positivamente no organismo