Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

6 dicas para pedalar no campo e na estrada

Para encarar longas distâncias, o ciclista deve estar preparado. Confira dicas de segurança e conforto!

Dicas para pedalar no campo e estrada
Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Seja para participar de competições ou apenas para fugir da rotina dos ambientes urbanos, pedalar no campo ou em estradas pode ser libertador e proporcionar novos desafios ao ciclista. Mas como em qualquer ambiente, equipamentos específicos e algumas atitudes preventivas são essenciais para garantir a segurança e o conforto do atleta.
Se você deseja percorrer longas distâncias longe da cidade, confira dicas de segurança e de como se preparar para esse tipo de prova.

Dicas para pedalar no campo e estrada

Foto: Thinkstock

1. Proteja-se
Tanto no campo, como na estrada ou em qualquer ambiente, capacete, faróis, óculos para ciclismo e luvas sãos equipamentos obrigatórios. Segundo José Magalhões, da Shimano, empresa especializada em peças para ciclismo e pesca, na grande maioria dos acidentes e quedas os ciclistas ferem a cabeça, fazendo do capacete um item indispensável. As luvas protegem contra tais quedas, já que as mãos são as primeiras a tentarem proteger o corpo do impacto. Os óculos para ciclistas podem impedir que insetos, poeira, folhas e galhos atinjam o ciclista.

2. Encontre a roupa ideal
Um roupa adequada ao esporte é essencial para que, durante o trajeto, galhos, folhas e a própria corrente da bike não se prenda ao traje. Procure peças justas e ao mesmo tempo confortáveis.

3. Previna-se
Leve sempre garrafinha com água para manter-se hidratado, celular e dinheiro em caso de emergências E sempre use protetor solar!

Advertisement. Scroll to continue reading.

4. Nunca pare no acostamento
Na estrada, caso tenha algum problema com com a bike, o ciclista deve sair da área do acostamento e manter-se protegido.

5. Regule sua bike
Para pedalar longas distâncias, seja cidade, campo ou estrada, a bicicleta deve estar bem regulada e com os freios bem ajustados. É importante que a bike também seja apropriada à altura e estilo de pedalar do ciclista, para evitar dores lombares e desgaste físico. “É aconselhável uma bike com marchas e que seja de boa qualidade para que o ciclista não sofra e tenha condições para vencer subidas e distâncias”, afirma João.

6. Antes da prova
Regule a bicicleta em uma loja de preparo, utilize sapatilhas e pedal de encaixe para uma pedalada com mais eficiência, conforto e controle. Certifique-se de que seu preparo físico está de acordo com a prova e claro, divirta-se!

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto