Quem pratica atividades físicas intensas sabe que uma dieta balanceada e rica em nutrientes pode fazer toda a diferença no desempenho. E é nesse aspecto que os alimentos para corrida atuam, podendo proporcionar mais energia durante os treinos e minimizando a sensação de cansaço.
A nutricionista Patricia Bertolucci explica que a eficácia dos alimentos para corrida não é imediata. Estes passam pelo processo de digestão, absorção, utilização ou armazenamento no organismo e as reservas são gastas durante o exercício, sendo ideal o consumo algumas horas antes do treino ou até mesmo ao longo do dia.
Já alimentos com grande quantidade de gordura podem gerar desconfortos gástricos e náuseas durante o exercício. Embora o carboidrato seja um dos principais nutrientes fornecedores de energia, os refinados (bolos, biscoitos recheados e outros industrializados) devem ser evitados, já que elevam os níveis de insulina levando o atleta a sentir dores de cabeça, fadiga e tonturas. Veja quais alimentos para corrida são recomendados, a seguir!
Confira 10 alimentos para corrida:
-
-
BANANA: famosa por conter potássio, responsável pelo equilíbrio de água e sódio no corpo, regulação neuromuscular e crescimento das células. A fruta é essencial para praticantes de atividade física, uma vez que o potássio está presente nas reações musculares e sua carência pode levar a câimbras e lesões. (Foto: Reprodução/Pexels)
-
-
AVEIA: a presença de fibras hidrossolúveis na aveia auxilia na manutenção da glicemia mais limiar. Pode ser consumida antes do treino junto com uma fruta, assim o corredor terá uma liberação de energia gradual para correr por pelo menos 40 minutos. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
Foto: Shutterstock
-
-
GELEIA DE FRUTAS: dê preferência as geleias sem adição de açúcar, sem conservantes e adoçantes. As frutas fornecem energia, vitaminas e minerais necessários para o metabolismo durante o treino. (Foto: Reprodução/Pexels)
-
-
TAPIOCA: a opção sem glúten também é fonte de energia, mas deve ser acompanhadas de proteínas como queijo branco, mussarela, cottage ou ricota para uma digestão mais gradual. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
QUINOA: rica em proteínas, aminoácidos essenciais para recuperação muscular e ferro, a quinoa ainda conta com vitaminas C e E, importantes antioxidantes que combatem a formação e ação dos radicais livres após o exercício. (Foto: Reprodução/Pixabay)
-
-
ÓLEO DE COCO: o óleo de coco extra virgem é uma fonte de triglicerídeos de cadeia m édia (TCM), facilmente absorvidos e transformados em energia no fígado, aumentando o rendimento por oferecer mais energia para o corredor. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
AMARANTO: é ideal para ser consumido após o treino, fornecendo quantidades adequadas de proteínas e carboidratos ao organismo. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
ÁGUA DE COCO: além da hidratação, a água de coco é fonte de minerais como potássio e magnésio, importante em reações do metabolismo de liberação de energia a partir do carboidrato e da gordura. (Foto: iStock.com/Getty Images)
-
-
BEBIDAS ESPORTIVAS: mais conhecidas como isotônicos, são bebidas prontas que suprem os sais minerais perdidos durante a atividade física e repõem os níveis de glicose, auxiliando na continuidade do exercício. São ideais para quem não tem tempo de se alimentar antes do treino. (Foto: Reprodução/Freepik)
Edição: Nataly Paschoal
Você se sente sobrecarregado constantemente no trabalho? Baixe nosso e-book e aprende como eliminar este mal da sua vida.
Gostou do conteúdo? Tenha acesso a mais matérias em nossa revista digital Sport Life, disponível nas bancas digitais – Go Read, Nuvem do Jornaleiro, Revistarias, Bancah!, Clube de Revistas. E não deixe de conhecer o Vida Leve, um programa de emagrecimento saudável que seu corpo e bolso agradecem.