Lesões: como tratá-las para correr melhor

Fascite plantar e canelite são as mais comuns; confira alguns exercícios que ajudarão você a se recuperar mais rápido das lesões

Aprenda como melhorar lesões
Dor no joelho? Trabalhe força e propriocepção
Aprenda como melhorar lesões

Dor no joelho? Trabalhe força e propriocepção

Fascite plantar

O que é: dor no calcanhar e planta do pé quando você pisa no chão logo depois de acordar.

O que fazer: evite o impacto da corrida e invista na natação, na bike ou nos elípticos. Se você fizer bem essa fase, logo poderá correr de novo.

 

Dor no joelho (condromaláscia patelar)

O que é: dores que acometem as articulações do joelho.

O que fazer: trabalhe força e propriocepção (equilíbrio) do quadril e do tornozelo com agachamentos unilaterais e trabalho de quadríceps no aparelho. Faça abdução e adução da perna com elásticos. Evite exercícios pliométricos até que tenha recuperado a força e não sinta mais dor.

Problema que cedo ou tarde você vai ter se corre ou pedala e não compensa muito bem.

Dor na lombar: Aprenda a controlar o core sem saltar etapas. Comece por trabalhar o transverso abdominal levando por 10 s o umbigo em direção à coluna o máximo que puder. Repita de 10 a 15 vezes. Igualmente importante é alongar bem os flexores do quadril (psoas ilíaco) e o piramidal (glúteo médio).

Começa com uma dor leve na canela e chega a impedir a pessoa de correr.

Periostite tibial (canelite):  Um aumento muito rápido do volume de treino, tênis inadequado e técnica ruim podem ser as causas. Procure não correr em descidas, pois as passadas ficam mais longas e isso prejudica os tibiais. Alongue bem os gêmeos e trabalhe a mobilidade dos tornozelos.

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você