Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Aprenda a correr de costas

Conheça alguns exercícios que vão ajudar você a iniciar na corrida de costas

Foto: Pixabay

Correr de costas não é o mesmo que correr para frente. Deve-se estar atento a três pontos: pisada, passada e olhar. “Na maior parte do tempo, apenas a ponta e o meio do pé tocam o solo. A perna é colocada para trás com o movimento de extensão do quadril, feito com impulso dado pelos músculos da coxa. O pescoço quase nunca se movimenta para que você olhe para trás. Mas se for preciso ‘saber’ o que ocorre atrás de você, olhe lateralmente, fazendo um movimento parecido ao da respiração do nado crawl”, ensina Pablo Galletto, professor de Educação Física e especialista em corrida de costas. Sabido isso, parta para os movimentos propostos abaixo, que podem ser feitos com mais velocidade à medida que a técnica progredir. “Eles ajudam, também, na compensação da musculatura do corredor. É como uma ginástica laboral para equilibrar aquela musculatura que é requisitada repetidas vezes”, diz Renato Dutra, diretor técnico do app SouRun.

1.Caminhada de costas – É importante que você use sinalizadores para marcar o percurso a ser percorrido, pois no começo você sentirá certa insegurança. Saia de uma das extremidades e caminhe de costas, olhando para frente, marcando o gestual dos braços. Apoie primeiro a ponta do pé no chão, para depois deixar o movimento se desenrolar normalmente. Fazer exercícios educativos como caminhada de costas e saltos laterais, andar elevando o joelho na altura do quadril, andar nas pontas dos pés e nos calcanhares também ajuda a “pegar” o movimento.

corrida de costas

2.Zigue-zague – Quando sentir mais confiança, passe para este exercício, que ainda deve ser feito caminhando. Passe entre os sinalizadores, fazendo um zigue-zague. O seu olhar deve seguir as marcas no chão, para que você não se perca durante o movimento. Lembre-se de que é natural ficar confuso, já que você está alterando o processo natural do caminhar.

 

corrida de costas

 

3.Marcha tradicional reversiva – Agora que você já está acostumado com o movimento de andar para trás, comece a apostar no trote. Mas para que não estranhe tanto, alterne a corrida tradicional e a de costas. Trote para frente até chegar ao último sinalizador e, em seguida, trote na direção contrária.

 

corrida de costas

 

4. Marcha reversiva com intensidade – Esta etapa deve ser feita apenas quando você sentir total confiança nos exercícios anteriores, pois, quando malfeita, ela pode levá-lo a quedas. Você deve correr de costas tentando se impulsionar o máximo possível para trás, dando passos largos.

 

corrida de costas

 

5. Deslocamento lateral – Este exercício também é comum na corrida tradicional. E ajuda bastante na marcha reversiva, já que faz com que você ganhe  agilidade nos movimentos. Você deve usar os sinalizadores para fazer o deslocamento lateral, mas sempre fique de costas para o percurso, pois assim você trabalhará os músculos mais requisitados na corrida de costas.

 

corrida de costas

Escrito por

Editora-chefe da Sport Life Brasil

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Treinos

Professor revela quatro técnicas especiais para realizar uma caminhada de verdade