Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Terapias alternativas: aprenda a meditar em um passo a passo

Você está em busca de técnicas para ter mais bem-estar no seu dia a dia e não sabe por onde começar? Fique calmo, pois vamos ajudar nessa missão por meio de dicas acessíveis!

Mulher sentada em uma sala relaxante aprenda a meditar em um passo a passo
Foto por Getty Images

Não é difícil encontrar pessoas que se interessam por uma atividade, mas não as realizam. Um dos motivos para isso é não saber por onde começar. Com a meditação, isso também é recorrente. Se você faz parte desse grupo, não se desespere! Montamos um plano no qual ensinamos a prática em etapas simples para quem ainda é iniciante no assunto! Não perca tempo e aprenda a meditar em um passo a passo. Que tal conferir?

Fácil e prático: aprenda a meditar em um passo a passo

Pessoa sentada em uma praia com o mar ao fundo, prestando atenção e aprendendo a meditar em um passo a passo

Foto por Getty Images

A primeira recomendação para quem deseja aprender a meditar, geralmente, envolve estar realmente aberto à técnica. “É preciso não criar expectativas sobre como vai ser ou o que vai acontecer durante a meditação, encarando a prática com curiosidade para observar que realmente acontece”, explica a professora de yoga com aprofundamento em meditação Milca Ribeiro.

  1. Momento só seu: a meditação é uma atividade que exige que o praticante esteja em paz. Portanto, é fundamental deixar outras pessoas (como amigos e familiares) avisadas de que estará indisponível por alguns minutos. Para garantir que o ambiente esteja em silêncio, é recomendado deixar o celular, a televisão e outros aparelhos desligados.
  2. Atenção à vestimenta: A meditação também exige esse tipo de cuidado, sendo indicado optar por calças e camisetas mais soltinhas ou roupas comuns de ginástica. Isto é, faça o que for necessário para que as peças não sejam incômodos.
  3. Locais ideais: embora a prática possa ser feita em lugares diversos, como no trânsito ou no próprio trabalho, o melhor mesmo é que o praticante encontre um cômodo confortável. Isso pode fazer com que a atividade seja mais eficaz e prazerosa.
  4. Respire fundo: a meditação exige uma atenção plena, isto é, a promoção de um estado de presença, seja passiva ou ativa. E uma das maneiras de conseguir isso é por meio da respiração, que envolve o diafragma e enche os pulmões sem ser forçada.
  5. Em busca de um foco: depois de controlar a sua respiração, é necessário encontrar algo que prenda a sua atenção, como um mantra ou uma palavra simples. Daí, é preciso ficar repetindo ou mentalizando o alvo de seu foco.
  6. Para finalizar: após meditar e atingir o relaxamento proposto pela prática, é a hora de encerrar. Para isso, é importante fazer um agradecimento ou até mesmo uma oração que lhe faça bem. Feito isso, mexa os braços e as pernas calmamente e se alongue. Pronto, meditação completa!

 

Gostou do passo a passo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter!

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Mais um motivo para fazer com que alguém busque o equilíbrio por meio dessas práticas

Yoga

Atividade promove benefícios para todo o corpo e também para a saúde mental e espiritual. Confira passo a passo para começar a meditar

(+) Esportes

Se você quer começar a praticar esporte, mas não sabe por onde começar, veja quais são as possíveis tendências no Brasil

Saúde

Ao meditar, você consegue aumentar sua produtividade e ainda diminui os erros no trabalho. Reserve um tempo no seu dia para isso!