Ceia saudável: aprenda receitas fitness de Natal

Se você deseja continuar na dieta até nas comemorações de fim de ano, então veja algumas opções deliciosas a seguir!

ceia de natal
Foto: Getty Images

Manter uma alimentação balanceada e sem excessos é uma tarefa ainda mais difícil durante o fim de ano. As inúmeras comemorações e a tradicional ceia de Natal, é uma das celebrações mais esperadas da época, mas são sempre cheias de alimentos calóricos. Para te ajudar a manter a forma para aproveitar bem o verão, separamos algumas receitas para uma ceia de Natal fit.

As opções são mais leves e saudáveis, além de serem supernutritivas. Confira abaixo o cardápio sugerido pela nutricionista Bianca Evans, do Studio Funcional Fit e aprenda a fazer sua ceia de Natal fit!

Veja seis receitas para uma ceia de Natal fit:

ENTRADA | SALADA MIX DE FOLHAS:

ceia de natal fit

Foto: Getty Images

As folhas são ricas em fibras. Consuma o prato de salada antes para chegar no segundo prato comendo menos.

PRATO PRINCIPAL | CANOA DE ENDÍVIA RECHEADA COM SALPICÃO NATALINO (abacaxi, milho, passas, frango defumado ao molho de iogurte):

ceia de natal fit

Foto: Getty Images

O milho é rico em carboidratos e uma ótima fonte de energia, principalmente dos chamados carboidratos complexos, que aliviam a vontade de comer doces. Contém ácido fólico que é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardíacas por reduzir os níveis de homocisteína e vitamina B1 (tiamina), também conhecida como a vitamina da memória por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre neurônios. Além de ser fonte de fibras que são aliadas do funcionamento intestinal, controle do colesterol e aumento da saciedade.

Já o frango defumado e o iogurte são fontes de proteína que ajudam a promover mais saciedade. Sirva uma canoa de endívia recheada em um prato envolto da salada mix de folhas. Desta forma você aumenta a ingestão de fibras e vai para o prato quente mais saciado, conseguindo comer pequenas porções.

PRATO PRINCIPAL | PERU ASSADO RECHEADO COM FAROFA DE GÉRMEN DE TRIGO, QUINOA, AMARANTO E FRUTAS SECAS:

ceia de natal fit

Foto: Getty Images

Por ser uma carne branca, o peru é menos calórico. A farofa de gérmen com quinoa e amaranto é rica em fibras. Altamente nutritivo, o gérmen de trigo oferece mais proteína para o organismo e é o alimento mais indicado para quem exagerou no álcool. Também auxilia na absorção e eliminação de gorduras. A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais, sendo portanto um alimento de alto valor biológico.

PRATO PRINCIPAL | ARROZ INTEGRAL COM CASTANHAS:

ceia de natal fit

Foto: Getty Images

Deve-se preferir o arroz integral, pois além de conter fibras, tem um índice glicêmico mais baixo. Aliando o arroz integral com as castanhas pode-se consumir uma porção menor que a habitual, pois tanto o arroz integral como as castanhas promovem mais saciedade. As castanhas de um modo geral contêm vitamina E também são ricas em óleo. Além de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, consideradas “gorduras boas”, estas atuam na prevenção de doenças cardiovasculares.

SOBREMESA | IOGURTE DESNATADO DE PÊSSEGO FRESCO COM HORTELÃ OU OUTRAS FRUTAS:

ceia de natal fit

Foto: Getty Images

O iogurte desnatado é rico em cálcio e é boa fonte de proteína. Como a proteína gasta caloria para ser digerida, ajuda a queimar o açúcar presente na fruta fresca. Sendo assim, uma sobremesa saudável e mais light que um doce tradicional.

BEBIDA | ÁGUA AROMATIZADA:

ceia de natal fit

Foto: Getty Images

As águas aromatizadas, além de hidratar, têm propriedades anti-inflamatórias e digestivas. Podem ser consumidas durante e após a ceia.

Gostou de aprender essa ceia de Natal fit? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte. InstagramFacebook e Twitter.

Fonte: nutricionista Letícia Mendes, da Estima Nutrição 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você