Descubra como saber se a hidratação está correta ou não

Você já deve estar careca de saber a importância de manter a hidratação correta, né? Mas, se ainda não sabia como mensurar isso, te ajudamos

Descubra como saber se a hidratação está correta ou não
Foto: Shutterstock

Você já ter lido diversas vezes, inclusive aqui mesmo na Sport Life, que beber água é muito, mas muito importante. Ela ajuda a manter a fórmula das células e representa cerca de 70% do nosso organismo. É em meio aquoso que ocorre as reações químicas dentro do corpo. Mas como saber se estamos mantendo a hidratação correta?

Existe um clichê que aponta 2 litros como o ideal, no entanto, eles “são baseados em cálculos aproximados de quanto um adulto gasta em funções como a respiração, só para citar um exemplo. Mas tudo depende, também, da diurese, ou seja, se você faz muito ou pouco xixi, da taxa de transpiração – algumas pessoas perdem muita água pe­lo suor –, do metabolismo, do nível de condicionamento físico e até do clima”, explica Ricardo Munir Nahas, médico especializado em Medicina do Esporte.

Ou seja, essa número é ideal, normalmente, apenas para quem tem hábitos mais sedentários. Para praticantes de atividade física, o valor aumenta. Então, para saber quanto de água você realmente precisa diariamente é fazendo testes e percebendo as reações do seu corpo, a cor da urina, entre outros. Fique atento, porque o excesso na hidratação também pode causar problemas.

Proteína auxilia na hidratação

Até não muito tempo atrás, se acreditava que as proteínas dificultavam a manter a hidratação em bons níveis por reduzir a absorção de fluidos do estômago e do intestino para a corrente sanguínea. Não era à toa, portanto, que as primeiras bebidas esportivas que chegaram ao mercado não contivessem esse nutriente em suas fórmulas. Pesquisas recentes sugerem, no entanto, que uma pequena quantidade de proteína, na verdade, melhora a absorção de fluidos pelo corpo, e não o contrário.

Estudo da Universidade Católica San Antonio, na Espanha, mostrou que bebidas esportivas formuladas com carboidratos e proteínas chegam ao sangue mais rapidamente que aquelas feitas só com carboidratos, facilitando a hidratação.

Embora as proteínas não devessem ser utilizadas como combustível, sempre são, em alguma proporção. E, quanto à duração da atividade, tem relação direta com a proteinólise, isto é, a queima de proteínas.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você