Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Munhequeira para treinar: qual a função e como usar

Esse tipo de informação serve para não pegar nenhum esportista desprevenido

Munhequeira para treinar
Munhequeira para treinar - Foto: Shutterstock

Usar munhequeira para treinar é algo comum de se ver, tanto em academias de musculação ou em esportes específicos, como tênis e calistenia. Mas você sabe qual é a verdadeira função desse tipo de equipamento? Veja como usá-la corretamente.

Conheça o impacto da munhequeira para treinar

“A principal finalidade da munhequeira é fornecer suporte e estabilização à articulação do punho, ajudando a prevenir lesões, protegendo os ligamentos, tendões e músculos da região. Além disso, a munhequeira também pode absorver o suor, manter a área seca, melhorar a aderência e o controle durante atividades esportivas, que exigem movimentos rápidos e precisos das mãos”, garantiu com exclusividade para o Sport Life o médico ortopedista Dr. Alexandre Guedes.

Assim, a munhequeira tornou-se obrigatória no tênis, pela exigência dos movimentos rápidos e repetitivos do punho. E também sua ajuda para estabilidade, que reduz a chance de lesão, como a “síndrome do túnel do carpo”.

“No levantamento de peso, é usada para alinhar o punho evitando a hiperextensão do punho e lesões dos ligamentos. No futebol, não é tão necessário. Somente em casos, que o jogador sinta necessidade de dar suporte ou proteção ao punho. Outro esporte é a natação, onde não temos muitos movimentos que coloquem o punho em risco. Sem contar que a munhequeira pode interferir na eficiência da braçada”, detalhou Alexandre.

Apesar dessas vantagens e especificidades citadas pelo Guedes anteriormente, a munhequeira não faz “mágica”, ou seja, a possibilidade de dano só aumenta com o seu uso incorreto.

“O maior risco é sofrer lesão nos ligamentos, tendões ou punhos, além de torções e contusões. Usar de forma incorreta pode acarretar também em restrição da circulação sanguínea, a amplitude de movimento, levando a sensação de formigamento, fraqueza muscular e desconforto”, alertou o ortopedista.

É recomendado usar munhequeira no dia a dia?

“Eu não recomendo o uso da munhequeira no dia a dia. Ao menos que uma pessoa tenha alguma lesão, contusão na área ou se a pessoa em seu trabalho faz muito esforço com os punhos. O uso prolongado e desnecessário da munhequeira pode enfraquecer os músculos e tendões do punho, tornando-os dependentes do suporte externo e, potencialmente, levando à perda de força e estabilidade”, orientou o médico.

Como usar corretamente?

Além disso, o ideal é que a munhequeira cubra o punho, que se estenda até a metade do antebraço, e, claro, a área do polegar deve permanecer livre para permitir a mobilidade.

“Alguns modelos de munhequeira possuem faixas de compressão ajustáveis. Use-as para fornecer o suporte necessário ao punho, garantindo compressão uniformemente ao redor da articulação. Ao utilizar a munhequeira, lembre-se de manter a amplitude de movimento natural do punho. Não aperte demais a munhequeira, pois isso pode limitar sua mobilidade e afetar a funcionalidade”, encerrou o Dr. Alexandre Guedes.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai