A musculação é uma atividade que traz esperança. Principalmente para quem está com uma inatividade física, ou seja, é o treinamento que literalmente revigora um sujeito. Assim, o que não faltam são benefícios dessa proposta. Mas, que ainda não deixa de causar dúvidas para os seus praticantes, por exemplo: qual é o exercício de musculação que define o corpo rápido?
Não há nenhum exercício de musculação que define o corpo rápido
“Não existe um exercício em si que define o corpo rápido até porque o corpo é dividido por vários setores, membros superiores e inferiores, mas existe um completo de exercícios, que é o treino que define o corpo rápido. Então, não existe um exercício isolado”, garantiu com exclusividade para o Sport Life a personal trainer e nutricionista Aline Becker.
Dessa forma, o processo de definição corporal está relacionado com alguns fatores, como genética, idade e histórico. O cumprimento com a dieta e os demais itens da rotina no primeiro mês já indicam os resultados que um sujeito sonha no fim.
Gradativamente é que um praticante de musculação consegue sentir a tonificação e aderência ao corpo. Aline ainda citou que na sua visão o melhor parâmetro é sempre o espelho.
“Por exemplo: se você estiver focado apenas na balança nesse processo de hipertrofia, pode até se frustrar porque vê o peso subindo, mas isso não significa que seja gordura. Muito pelo contrário. Se está seguindo a dieta e fazendo um bom treino, porque muitas vezes aquele kg a mais é massa muscular”, detalhou Becker.
Como é o ritmo desse treino para o objetivo de definição?
“A ideia é que faça pelo menos cinco vezes na semana esse treino bem feito. Podemos fazer um treino de musculação mais concentrado, o cardio, usar o hit e o hit de membros superiores. Então, podemos fazer um complemento dentro dessa prescrição de treinos e não de um exercício isolado”, aconselhou.
O cardápio do esportista que quer definir o corpo rápido
Carboidrato e proteína são indispensáveis nessa proposta de definição. O carboidrato entrega energia para boa execução do treino, e a proteína proporciona a contração muscular.
“Não pode faltar um carboidrato complexo, como arroz integral, batata doce, aipim, e outros diversos desse grupo. As carnes sempre optar por magras, como frango, a famosa tilápia, que é o peixe da dieta, alcatra e filé mignon para quem gosta de carne vermelha”, sugeriu a profissional.
A água é a bebida principal, que sem essa substância não há hidratação e tanto os músculos quanto as células a necessitam desse recurso natural para o bom rendimento.
“Mas agora quando falamos de proteína podemos tomar whey, mas isso só é necessário se você não tiver um bom aporte proteico na comida”, concluiu Aline Becker.