Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Nike desafia 3 atletas a correrem uma maratona sub 2

Batizado de Breaking2, projeto da Nike desafia três atletas a baixarem seus tempos de maratona para menos de duas horas. Será que eles conseguirão?

Nike maratonistas sub 2
Foto: Divulgação

No dia 12 de dezembro, a Nike apresentou o Breaking2, um projeto grandioso e inovador que tem o objetivo de impulsionar o potencial humano. À semelhança de qualquer sonho ousado, o Breaking2 tem um objetivo audacioso: atingir uma marca inferior a duas horas em uma maratona.

Muita gente diz que isso é impossível: seria necessário reduzir em 3% o atual recorde mundial masculino, que é de 2:02:57. Mas a marca está disposta a provar o contrário. Para ajudar a atingir a marca inferior a duas horas numa maratona, a Nike vem trabalhando com uma equipe de líderes em diferentes áreas da ciência e do esporte, com uma abordagem ampla em relação aos atletas, produtos, ao treino, à nutrição e ao meio ambiente.

 

Veja também: 7 dicas para uma boa alimentação no verão

 

A missão 

Em 1954, Sir Roger Bannister foi o primeiro a correr 1,6 quilômetro abaixo de 4 min. Com esse recorde, Bannister redefiniu o que os atletas eram capazes de fazer e deu confiança para que outros esportistas tentassem o mesmo feito.  Em pouco mais de um ano, 24 corredores seguiram o caminho aberto por ele.

Essa história mostra que a inspiração – uma crença firme em um objetivo impossível – sustenta o potencial humano. O próprio Bill Bowerman, cofundador da Nike e renomado treinador de atletismo, disse certa vez: “o verdadeiro objetivo da corrida não é vencer a prova, e sim testar os limites do coração humano”.

A tentativa de correr abaixo da marca de duas horas desafia as percepções sobre a capacidade dos atletas, zera as expectativas existentes em relação aos produtos e abre as portas para que a Nike obtenha informações preciosas junto aos esportistas. Essas lições se aplicam a tudo o que a marca faz, incluindo produtos e serviços, com a proposta permanente de atender a todos os atletas. O único fracasso seria não tentar atingir um objetivo tão ousado.

 

Nike maratonistas sub 2

Foto: Divulgação

Os atletas desafiados pela Nike

Para chegar à marca inferior a duas horas, é preciso reduzir em 7 segundos o tempo de cada um dos 42 quilômetros e 195 metros da maratona. Trata-se de um salto imenso até mesmo para os melhores corredores do mundo.

A Nike dedicou bastante tempo à tarefa de identificar três atletas de elite perfeitamente equipados (e corajosos o bastante) para enfrentar o desafio: Eliud Kipchoge, do Quênia; Lelisa Desisa, da Etiópia; e Zersenay Tadese, da Eritreia. Todos estão prontos para tentar atingir o impossível e correr uma maratona em menos de 2 horas. Esses atletas não têm medo do desconhecido – eles o encaram de frente.

 

ELIUD KIPCHOGE

Eliud Kipchoge tem 32 anos e nasceu no dia 5 de novembro em Kapsisiywa, no distrito Nandi, no Quênia. Ele ganhou medalhas olímpicas e venceu campeonatos mundiais.  Kipchoge começou a correr depois que terminou o Ensino Médio, após passar anos observando seu treinador e mentor, Patrick Sang – seu técnico até hoje.

Em 2003, Kipchoge estreou nas provas de fundo depois de bater o recorde mundial da prova júnior de 5.000 metros no Campeonato Mundial de Cross Country da IAAF. Naquele mesmo ano ele se sagrou campeão no mundial de atletismo. Em 2012, fez a melhor marca da meia maratona: 59:25.

Nos Jogos de Atenas, em 2004, Kipchoge ganhou o bronze nos 5.000 metros. Em Pequim, 2008, ficou com a prata na mesma prova. Mais recentemente, garantiu o ouro na maratona masculina das Olimpíadas de 2016, no Rio.

Kipchoge diminuiu em 5 s a própria marca na maratona depois de terminar a prova de Berlim em 2:04:00. Em 2016 ele melhorou esse tempo ainda mais, batendo um novo recorde na Maratona de Londres e vencendo a corrida em 2:03:05.

 

ZERSENAY TADESE

Zersenay Tadese tem 34 anos e nasceu no dia 8 de fevereiro em Adi Bana, Eritreia. Ao ganhar o bronze nos 10.000 metros nos Jogos de Atenas, em 2004, ele se tornou o primeiro medalhista olímpico de seu país. Tadese foi também o primeiro atleta da Eritreia a vencer o Campeonato Mundial, garantindo o primeiro lugar na prova de 20 quilômetros no torneio de 2006 de corrida em estradas, promovido pela IAAF.

Tadese venceu quatro vezes seguidas o Campeonato Mundial de Meia Maratona, entre 2006 e 2009, e em 2012 garantiu o primeiro lugar mais uma vez. Em 2010 ele bateu o recorde mundial na Meia Maratona de Lisboa, e ganhou um ouro, uma prata e dois bronzes no Campeonato Mundial de Cross Country da IAAF. Tadese participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos, em 2004, 2008, 2012 e 2016.

Em 2009 ele se tornou o segundo homem a ganhar três medalhas no Mundial de Atletismo, em três tipos de pista diferentes, num único ano. Tadese é o atual recordista mundial da meia maratona, com uma marca de 58:23. Seu irmão, Kidane Tadese, também é um fundista profissional.

 

LELISA DESISA

Lelisa Desisa tem 26 anos e nasceu no dia 14 de janeiro em Shewa, Etiópia. No início da carreira, ele fazia sobretudo corridas em estradas. Desisa foi descoberto em 2010, quando correu a meia maratona internacional Zayed, em Abu Dhabi, em menos de 60 minutos – o que lhe garantiu a terceira colocação. Ele já venceu diversas corridas importantes, como a Boilermaker 15K, a Cherry Blossom de 16 quilômetros, a Bolder Boulder 10K e a Meia Maratona de Nova Deli.

Desisa estreou na maratona em 2013, em Dubai, com uma marca de 2:04:45. Em 2013 ele venceu a Maratona de Boston. Após o atentado durante a prova, ele decidiu devolver a medalha à cidade como forma de homenagear todas as vítimas. Em 2015 Desisa venceu novamente a Maratona de Boston, com um tempo de 2:09:17; no ano seguinte, ficou em segundo lugar.

 

A tentativa

Para correr mais rápido do que nunca, cada segundo será otimizado levando em consideração todos os detalhes da pista e das condições.

A data e o local da tentativa de correr a maratona em menos de duas horas serão revelados no ano que vem.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação

Fitness

Opções que ajudam até a abandonar o estilo "convencional"

Nutrição

Outra prova de que é possível curtir o fim de semana de maneira equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

(+) Esportes

Coletivos feministas juntamente com a Nike revitalizaram o espaço para as "minas"

Corrida

Quem vê estas celebridades nas revistas ou na televisão, nem imagina que eles também correm muito

Corrida

Veja nomes que ganharam o prêmio na categoria feminina e masculina desde 2010!

Produtos

Modelo é leve, tem ótimo amortecimento, fica firme no pé e ótimo para corridas tanto curta, quanto de longas distâncias